INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França: Ex-PR Sarkozy condenado a 3 anos por corrupção ativa 02 Mar�o 2021

Nicolas Sarkozy presidente entre 2007 e 2012 foi esta segunda-feira, 1, condenado a três anos de prisão, com um ano incluído de pena efetiva. O tribunal penal de Paris deu por provadas as acusações "de corrupção de magistrado"e de "gravações clandestinas".

França: Ex-PR Sarkozy condenado a 3 anos por corrupção ativa

Nicolas Sarkozy, de 65 anos, indiciado desde 2014 voltou a declarar a sua inocência. Em tribunal disse que o processo contra si é "um escândalo que ficará para a história".

Segundo o tribunal de júri que decidiu, "os factos da acusação [contra Sarkozy] são particularmente graves, por se tratar de um ex-presidente da República, e como tal, guardião da independência da Justiça".

Sarkozy "serviu-se do seu estatuto de antigo presidente da República e das relações políticas e diplomáticas que estabeleceu durante o exercício do cargo, para retribuir serviço a um magistrado que o serviu a nível de interesses pessoais", afirma a sentença do trio de magistrados.

Com o antigo presidente foram condenados dois dos seus advogados. Todos os três "vão cumprir pena efetiva sob o regime de prisão domiciliária com vigilância eletrónica, dada a situação atual", lê-se no acórdão.

’Persona’ de Paul Bismuth

O antigo chefe de Estado utilizou o nome "Paul Bismuth", que de facto corresponde a um empresário israelita — que disse em 2014 que não iria apresentar queixa contra o ex-presidente.

Tinha sido o advogado Herzog a propor essa usurpação de identidade para Sarkozy poder manter conversas telefónicas comprometedoras e que configuram o crime de tráfico de influência.

Financiamento líbio será julgado em maio

Outro caso pendente na justiça é o do alegado financiamento líbio à campanha de Sarkozy em 2012. François Hollande venceu e o presidente, derrotado na reeleição, desde então anda a braços com a justiça.

Politólogos analisam que a carreira política de Nicolas Sarkozy terminou.

Fontes: Le Figaro/BBC/AP. Relacionado: . Foto (Reuters): Nicolas Sarkozy à chegada ao tribunal de Paris que o veio a condenar. É o segundo ex-presidente da V República condenado, depois de Jacques Chirac.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project