INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França: Parlamento aprova lei que proíbe uso de telemóvel nas escolas 08 Junho 2018

A partir do próximo ano letivo todos os níveis de ensino, exceto o “terminal” (final do secundário) e o ´superior, deixam de poder utilizar o telemóvel nas escolas. Mas o professor pode determinar o seu uso em sala de aula como meio pedagógico.

França: Parlamento aprova lei que proíbe uso de telemóvel nas escolas

A maioria parlamentar, formada pelo partido no poder, LRM, e dois partidos da oposição, o MoDem e o UDI-Agir, votou, esta quinta-feira, 7, a lei que proíbe o uso de telemóvel nas escolas. Os demais partidos criticaram a proposta “inútil”, porque ‘o uso do telemóvel é proibido durante a atividade de ensino’ desde 2010.

Até 2010, quando o parlamento votou o “Código da Educação”, o uso do telemóvel era geral, exceto quando a direção do estabelecimento o tivesse expressamente proibido nos recreios e corredores.

Em França, 40 por cento dos processos disciplinares contra alunos têm como base o uso do telemóvel em sala de aula, sem autorização, refere um estudo duma associação de pais.

“Passámos de um princípio de autorização para um princípio de proibição”, explicou o presidente da comissão dos assuntos culturais e da educação.

Para os que votaram contra, trata-se de “uma alteração cosmética da lei”. Criticam sobretudo este “querer à força legislar sobre tudo, em vez de aplicar a lei existente”.

A lei entra em vigor em setembro próximo, na rentrée escolar. Fontes: Le Monde /Le Figaro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project