INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França-9º dia de protesto: Macron cancela visita do rei Carlos III após fogo-posto na Câmara de Bordéus, sede da reconciliação 25 Mar�o 2023

Macron inflexível leva mais manifestantes à rua e mais intensos estão os confrontos, no nono dia de protestos contra o aumento da idade da reforma, de 62 para 64 anos. Na noite de quinta-23 os protestos chegaram ao paço concelhio de Bordéus, com a entrada incendiada, a cinco dias de receber a primeira visita oficial do rei Carlos III e Macron vergando-se à ameaça securitária adiou a visita que na terça-28 marcaria a reconciliação entre os dois países após o azedume do Brexit.

França-9º dia de protesto: Macron cancela visita do rei Carlos III após fogo-posto na Câmara de Bordéus, sede da reconciliação

O décimo protesto está marcado também para terça-28 e a expectativa dos organizadores é de ultrapassar os números do dia 23, quando mais de um milhão de franceses, segundo o MAI, estiveram em todo o país a protestar contra a nova lei que eleva a idade de reforma de 62 para 64 anos. "Estão a roubar-nos dois anos de vida!".

Em Paris, a polícia usou na quinta-feira gás lacrimogéneo contra os cerca de 200 mil manifestantes. Os protestos pacíficos passaram a confrontos violentos, com mascarados a destruir mobiliário urbano, a incendiar contentores de lixo a transbordar porque há dias que não há recolha de lixo.

Segundo o MAI, 149 polícias ficaram feridos e ocorreram 179 detenções em todo o país no nono dia dos protestos contra a reforma das pensões.
...
Fontes: Le Monde/BBC/ Reuters/ ... Relacionado: França: Discreto XX sábado de ‘coletes amarelos’ — Macron tomou rédeas, 01.abr.019.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project