Retratos

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França-Presidencial 2022 : Valérie Pécresse à direita pode vencer Macron na 2ª volta 11 Dezembro 2021

Esta sexta-feira as sondagens dão Valérie Pécresse, a candidata eleita nas primárias do LR-Les Républicains/Os Republicanos, como a possível próxima presidente de França. Os diários londrinos da referência já a dão como a próxima Thatcher, dama-de-ferro.

França-Presidencial 2022 : Valérie Pécresse à direita pode vencer Macron na 2ª volta

"Sou um-terço Thatcher e dois-terços Merkel", diz a política Valérie Pécresse do LR-Les Républicains/Os Republicanos, que esta semana as sondagens catapultam para a vitória sobre Macron na segunda-volta em 24 de abril.

O discurso de campanha, marcado por posições tradicionalmente associadas à direita "pura e dura" faz duvidar dos "dois-terços Merkel".

Vejamos:

"Radicalização islâmica é causa de despedimento já"

Enquanto eleita do partido LR, de direita, Valérie Pécresse tem defendido uma aproximação musculada contra o extremismo, designadamente a radicalização islâmica que considera uma “incompatibilidade profissional” suscetível de despedimento laboral.

Num recente debate/embate com a presidente da região Ile-de-France, Anne Hidalgo", Valérie Pécresse considerou insuficiente a lei SILT, de luta contra o terrorismo, aprovada e vigente desde 2017, que permite irradiar da função pública os funcionários radicalizados.


Pouco Verdes

Em embate com Hidalgo – que promete sair do nuclear, apoiada pelos líderes socialistas de Portugal e Espanha, António Costa e Pedro Sánchez — Pécresse defende que a França precisa da energia nuclear.

A defesa conservadora de que “a civilização tem de ser ecológica sem prescindir do nuclear” é também o que propõe Macron.

Cadeira de Macron treme

Nos últimos trinta anos só um presidente ganhou a reeleição: Jacques Chirac em 2002, para surpresa geral quando Jean-Marie Le Pen, o líder da extrema-direita, ultrapassou o socialista Lionel Jospin.

Até esta sexta-feira, as sondagens davam Macron como o potencial ganhador da reeleição em abril próximo. Até chegar a Valérie como a candidata confirmada, eleita nas primárias do último fim-de-semana.

Fontes: France 24/BBC/Guardian/Telegraph/L’Express.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project