INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França: Três policiais franceses suspensos por prisão violenta de produtor de música 27 Novembro 2020

O ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, solicitou a suspensão dos três oficiais após várias Imagens compartilhadas nas redes sociais pelo site de notícias francês Loopsider que mostraram policiais batendo repetidamente em um homem durante uma operação policial no sábado.

França: Três policiais franceses suspensos por prisão violenta de produtor de música

Conforme escreve a agencia AFP, o presidente francês Emmanuel Macron disse que ficou "muito chocado" com o vídeo e se reuniu com o ministro do Interior, Gerald Darmanin, na quinta-feira. Posteriormente, o ministro ordenou que os oficiais envolvidos no caso fossem suspensos de suas funções.

“Espero que o processo disciplinar possa ser conduzido o mais rápido possível”, tuitou Darmanin, acrescentando que a Inspetoria Geral da Polícia Nacional (IGPN) está investigando as denúncias de má conduta policial.

A prefeitura da polícia de Paris disse em um comunicado que a IGPN também tentará estabelecer as circunstâncias exatas que envolveram a prisão do homem.

Assim, as imagens atraíram ampla condenação nas redes sociais de políticos e personalidades do exporte de alto nível.

O incidente ocorreu poucos dias depois que as autoridades francesas foram criticadas por evacuar à força as tendas de um protesto de imigrantes em uma praça de Paris.

Na terça-feira, os legisladores franceses também aprovaram uma polêmica lei de "segurança global" que tornaria um crime filmar e identificar policiais online se houver intenção de causar danos.

Grupos de direitos humanos e organizações de mídia dizem que a lei permitiria que a violência policial desaparecesse, mas sindicatos de policiais e membros do governo do presidente Emmanuel Macron dizem que o projeto é necessário para proteger os policiais de ameaças e perseguições.

O primeiro-ministro Jean Castex pretende encaminhar o assunto ao próprio Conselho Constitucional, afirmando na quinta-feira que a legislação proposta será examinada.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project