INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França acusa Itália de “ataques sem precedentes” e faz regressar embaixador em Roma — Di Maio recebeu ‘coletes amarelos’ 08 Fevereiro 2019

Esta quinta-feira, 7, o presidente Emmanuel Macron justificou os motivos para fazer regressar a Paris o embaixador em Roma, Christian Masset, "para aconselhamento". Um deles os “ataques sem precedentes” que o governo italiano nas últimas semanas dirigiu contra a França e o presidente francês. A última gota parece ter sido a acolhida dos líderes do movimento social dos "coletes amarelos" por Di Maio.

França acusa Itália de “ataques sem precedentes” e faz regressar embaixador em Roma  —  Di Maio recebeu ‘coletes amarelos’

É no quadro das eleições para o Parlamento Europeu que se deve entender a crise diplomática aberta entre dois países “aliados e amigos”, como expressam fontes diplomáticas francesas.

O governo francês acusa de ingerência o governo de extrema-direita, que instrumentaliza a diplomacia para fins eleitorais.

Dissensos desde refugiados humanitários a extradição de militantes da extrema-esquerda

O ministro italiano da Administração Interna, Matteo Salvini, pedia em janeiro a extradição de militantes da extrema-esquerda fugidos, há décadas, à justiça e que encontraram refúgio em França.

A França sob Macron não acolheu o pedido, na mesma linha dos governos socialistas desde os anos de 1980 sob Mitterrand.

Em outra direção, o governo brasileiro de direita, sob o presidente Temer, deu resposta favorável e fez com que Cesare Battisti, que de França fugiu para o Brasil, tivesse, estando iminente a sua extradição do Brasil, fugido para a vizinha Bolívia. Daqui, foi em dezembro último extraditado para Itália a contento dos novos chefes de governo do Brasil e de Itália, Bolsonaro e Conte.

Fontes: Corriere.it/DW.de/Le Monde/Le Figaro. Foto: Macron e Di Maio em braço de ferro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project