INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França "alvo prioritário" de al-Baghdadi, mentor do massacre do Sri-Lanka 05 Maio 2019

Abu Bakr al-Baghdadi, o mais procurado do planeta com um prémio de $10 milhões, reapareceu na segunda-feira, 29, para afirmar que o Estado Islâmico agora está ativo no mundo inteiro, com filiais e redes djihadistas prontas para ações terroristas contra os "cruzados cristãos", em especial na França.

França

A reaparição de Abu Bakr al-Baghdadi (Fotos, a de 29.4 à esqª), o novo Bin-Laden, acontece quase cinco anos depois da última vez que foi visto, o que fez acreditar que estaria morto. Tanto mais que a Rússia garantira tê-lo “eliminado durante um raide aéreo” em 2017.

A liderar o Estado Islâmico desde 2010 (ano em que um raide, por drone dos Estados Unidos, matou o fundador Abu Omar al-Baghdadi), Abu Bakr al-Baghdadi (nome de guerra), nascido Ibrahim Awad Ibrahim Ali Mohammed al-Badri, diz no vídeo colocado na internet a seguir ao massacre desta Páscoa: “Irmãos no Sri-Lanka curaram as feridas no coração dos membros do monoteista Estado Islâmico. Com as bombas suicidas, aniquilaram os cruzados cristãos na Páscoa, vingaram as mortes dos nossos irmãos em Baghouz”.

O Estado Islâmico está a realizar noventa e duas operações em oito países como “parte da vingança sobre os cruzados (cristãos)”, rematou Abu Bakr al-Baghdadi, no vídeo difundido através dos canais próprios da organização na segunda-feira, 29.

O “último bastião do Estado Islâmico na região oriental da Síria”, Baghouz, foi, alegadamente, tomado em março por forças curdas apoiadas pelos Estados Unidos.

A Alemanha, no entanto, mostrou algum ceticismo quanto à referência, por Trump, de que tinha sido “100% erradicado o Estado Islâmico na Síria”.

Fontes: Le Monde/DW.de/ Fotos (AFP): A cidade em ruínas de Raqa, um dos bastiões do ISIS, após sucessivos bombardeios de forças coligadas com os Estados Unidos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project