INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França laica de novo na tormenta dos símbolos religiosos, após Edil lepenista expulsar municipal portadora de lenço islâmico 17 Outubro 2019

A cidadã Fátima E. apresentou queixa em tribunal contra um presidente de Câmara eleito pelo partido RN, nova designação do partido dos Le Pen, por "agressão verbal" durante a reunião da assembleia municipal da sexta-feira, 11, porque ela usava o lenço islâmico.

França laica de novo na tormenta dos símbolos religiosos, após Edil lepenista expulsar municipal portadora de lenço islâmico

O eleito lepenista exigiu à presidente socialista que mandasse "a portadora do véu islâmico retirar esse símbolo ostentário neste lugar público que segue os princípios laicos".

A presidente lembrou-lhe que não existe nenhuma lei pela qual pudesse proibir a presença da mulher trajada com o lenço islâmico (foto), já que o rosto permanece descoberto.

O eleito RN exclamou: "Não se pode aceitar isto e iniciar uma sessão em que se vai observar um minuto de silêncio pelas vítimas da Prefeitura da Polícia”. E acabou por dar meia-volta e deixar o local.

O ministro da Educação ao ser interpelado na segunda-feira, 14, admitiu que, em prol do futuro da sociedade francesa, "o porte do véu é desaconselhável".

As reações não se fizeram esperar. À direita e à esquerda, vários deputados criticaram a intolerância do governo. Numa tribuna publicada no Le Monde, na terça-feira, 90 personalidades interpelam Macron: "Até quando as muçulmanas vão sofrer vexames"?

O presidente sem saída teve de dizer que a república francesa é laica e assim deve continuar para o futuro do país, mas que "não devemos estigmatizar os nossos concidadãos", referindo-se às opções diferentes.

Fontes: France 24/L’Express/Le Monde. Foto: Fátima E. acalma o filho, revoltado com a expulsão da mãe da reunião da assembleia municipal da sexta-feira, 11.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project