INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França menos Le Pen: 2ª volta das Regionais com larga abstenção — LR à frente, RN cai, LREM mantém ritmo 29 Junho 2021

Os Rosas e os Azuis dominam nas eleições regionais deste domingo, 22. A vitória não é dos partidos RN, da extrema-direita, ou do centrista LREM que têm Marine Le Pen e Emmanuel Macron como candidatos, de novo, na corrida presidencial do próximo ano. Apenas a alguns meses de abril de 2022, o PS-Partido Socialista e o LR-Os Republicanos são os vencedores.

França menos Le Pen: 2ª volta das Regionais com larga abstenção — LR à frente, RN  cai, LREM mantém ritmo

Rosa e azul pintam o mapa de França. Rosa socialista e azul republicano. Todos os presidentes das regiões, de esquerda e de direita, foram reconduzidos.

As sondagens anteriores à primeira-volta — realizada no dia 20 com três meses de atraso, devido à pandemia de Covid — davam uma viragem para o partido lepenista. Todas... falharam.

A abstenção maciça pode explicar o falhanço? Talvez. Exceto na região PACA-Provence-Alpes-Côte d’Azur que — todas as sondagens apontavam — faria a viragem para a extrema-direita. E não fez.

Nesta região, PACA, o recandidato LR, Renaud Muselier — que beneficiou com a saída do ecologista Jean-Laurent Félizia no dia seguinte à primeira-volta — obteve 57,30 % contra 42,70 % do candidato Thierry Mariani, da extrema-direita.

Xavier Bertrand

O republicano Xavier Bertrand, de 56 anos, é o grande vencedor deste 27 de junho. Candidato potencial ao palácio do Eliseu, ele desponta como a mais séria ameaça a Macron na próxima primavera eleitoral.

Fontes: Le Monde/BBC/L’Express.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project