NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França trava saída para EUA de ’Cristo vilipendiado’ de 1280 e 24,5 ME 26 Dezembro 2019

O património da arte francesa congratula-se por ter na segunda-feira, 23, travado a exportação por um casal chileno da tela pintada no século treze pelo mais famoso mestre pré-renascentista italiano, Cimabué. Agora o Ministério da Cultura tem trinta meses para fazer uma oferta de compra.

França trava saída para EUA de ’Cristo vilipendiado’ de 1280 e 24,5 ME

O quadro deste "primitivo Cimabué", uma tela que é um retângulo de modestas dimensões — com o tamanho aproximado de uma folha A4 —, bateu o recorde mundial de vendas na sua categoria.

A obra pintada em 1280 sobre uma base de madeira com casca de ovo e ouro pertencia a uma senhora francesa que o venerava como relíquia de Cristo na sua Paixão, sem suspeitar do seu grande valor histórico, artístico e comercial.

Foram os seus herdeiros que no ’auto de partilhas’ tiveram a obra avaliada como uma raridade, dado ter sido pintada pelo precursor Cenni di Pepo, conhecido por Cimabué, que é o maior mestre da pré-Renascença italiana. O seu valor comercial mede-se em muitos milhões.

Levada a leilão por um valor base de 4 milhões de euros, foi arrematada por 24,5 milhões por um casal chileno dono de uma galeria em Nova Iorque.

Fonte: Le Figaro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project