INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Referendo: França rejubila com "Não" à independência de Nova Caledónia — Macron ’orgulhoso’ dos franceses do Pacífico 05 Novembro 2018

56,4% votaram “não” à independência do território francês do Pacífico Sul, contra os 43,60% cujo desejo de ver a ilha independente ficou frustrado no referendo histórico deste domingo, 4.

Referendo: França rejubila com

A participação atingiu o número recorde de 80 por cento do eleitorado — 175 mil eleitores inscritos. Contudo a distribuição dos votos mostra o mal-estar na relação histórica entre colonos e nativos.

É assim que nas áreas de maioria canaca, o povo nativo que constitui 45% da população, venceu o ‘sim’ enquanto os votos ‘não’ dominam nas áreas habitadas por habitantes chegados depois, tais como europeus e descendentes, vietnamitas, chineses, etc.

Depósitos de níquel vital para eletrónica

O território ultramarino francês — dezasseis mil quilometros distante de Paris, a Nova Caledónia bate o recorde mundial do “terrritório mais afastado do seu país soberano. — é o terceiro maior extrator mundial de níquel, mineral vital para a indústria dos componentes eletrónicos.

Fontes: Le Figaro/ BBC. Foto: Pró-independência defenderam uma nação multicultural e pacífica.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project