INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França sob risco terrorista: "450 radicalizados deixam cadeias até 2019". Porque não a prisão perpétua? 08 Junho 2018

"Perto de quatrocentos e cinquenta detidos, por terrorismo ou radicalizados, que vão sair da prisão este ano e no próximo ano" constituem uma ameaça para a segurança, disse a ministra da Justiça Nicole Belloubet no final da reunião do Conselho da Defesa, no Eliseu esta quarta-feira, 6. A Dinamarca por seu lado condenou à prisão perpétua o autor do atentado de Estocolmo que fez cinco mortes e deixou dez pessoas feridas.

França sob risco terrorista:

Em França, aprofundam-se as divisões entre as diferentes forças sociais e institucionais, da justiça e partidos, às forças da intelectualidade e da sociedade civil. São fatores que dificultam o debate sobre a justiça a aplicar aos terroristas e aos radicalizados.

Afirma-se que haverá vigilância estreita sobre estes ’radicalizados libertados na sociedade’. Mas muitos duvidam rebobinando a recente sucessão de atentados, cometidos por indivíduos que estariam sob vigilância, os chamados classificados "S".

Analistas juntam a vozes cidadãs para exprimir inquietude perante esses indivíduos que saem das prisões e "podem converter-se em bombas-ambulantes". É, paradoxalmente, uma tese que terá tanto de alarmista como de realista.

Entretanto, um tribunal sueco condenou à prisão perpétua o uzbeque Rakhmat Akilov, que no ano passado matou cinco pessoas e feriu outras dez com um camião em Estocolmo.

A acusação deu como provado que o homem, a quem fora recusado o pedido de asilo, teve intenção de atacar o Estado ao cometer o atentado numa rua pedonal do centro da capital sueca a 7 de abril de 2017. O indivíduo, de 40 anos, identificou-se como simpatizante do auto- proclamado Estado Islâmico, que todavia nunca o assumiu (como ’soldado do Daesh’) nem reivindicou o ataque.

Fontes: Euronews/Le Figaro/Le Monde/ Voix du Nord- foto da ministra da Justiça em visita a uma prisão, no norte de França.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project