REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Canadá: Nasceu menino, por erro médico foi educado como menina — O calvário de David Reimer 12 Janeiro 2021

David Reimer, que nasceu em 1965 em Winnipeg, Canadá como Bruce, foi aos oito meses submetido a uma circuncisão, no hospital da cidade natal. A cirurgia correu mal, Bruce ficou castrado e esse era só o início do seu calvário de 38 anos.

Canadá: Nasceu menino, por erro médico foi educado como menina — O calvário de David Reimer

David Reimer, então Bruce, foi aos seis meses diagnosticado com uma fimose — causada por dificuldade de o prepúcio se retrair sobre a glande peniana, o que é normal em recém-nascidos e pode geralmente remitir-se sem tratamento perto dos 5 anos de idade.

Aos oito meses Bruce foi submetido a uma circuncisão, no hospital da cidade natal. A cirurgia correu mal, porque o urologista encarregado de realizar a inovadora cirurgia, por cauterização com corrente elétrica, abrasou o pénis do bebé até o órgão desaparecer.

Os angustiados pais após verem um programa televisivo do país vizinho contactaram o psicólogo e sexólogo John Money. O famoso especialista da faculdade de medicina Johns Hopkins, em Baltimore na área meropolitana da capital dos Estados Unidos, recebeu-os no hospital universitário e sugeriu que se fizesse uma mudança de sexo, já que a cirurgia de reconstituição ainda estava pouco avançada.

Mas os pais não sabiam que o médico estava a trabalhar numa teoria controversa: a de que um rapaz podia ser educado como uma menina e de que ia publicar um livro Homem, Mulher, Menino, Menina, em coautoria em 1972. Money defendia que a parte adquirida era mais importante do que a inata, em termos de "papéis segundo o género", um neologismo por ele introduzido para diferenciar do conceito de "papéis sexuais".

O caso dos gémeos Reimer foi importante para Money demonstrar a sua teoria: cada um deles com uma identidade sexual, estavam a ser educados no mesmo ambiente. Mas contra os procedimentos éticos, Money não informou os pais sobre a sua experimentação sobre Bruce e em que Brian era o objeto de controlo.

Aos 22 meses, David Reimer foi submetido a uma orquiectomia (remoção cirúrgica dos testículos) e foi registado como Brenda. O tratamento hormonal correu bem, mas os pais recusaram a recomendação do médico para criar uma vagina artificial.

Ao longo dos anos, a família viajava mais de dois mil quilómetros de distância, para uma consulta de seguimento do gémeo. Mas segundo as notas dum assistente de Money, a mãe e o pai estavam a mentir sobre o sucesso da reversão de sexo enquanto o famoso médico ia publicando artigos e livros sobre o caso.

Aos 14 anos, os pais confirmaram o que já suspeitavam: que David abandonara no início da puberdade a sua feminilidade adquirida — aos oito anos começara a deixar as brincadeiras de menina, detestava vestidos e tinha "comportamentos masculinos" inatos. Ao mesmo tempo, Brian teve um diagnóstico de esquizofrenia.

Os pais decidiram contar a verdade a Brenda/David/Bruce, que de imediato disse que queria voltar a ser rapaz e chamar-se David (foto, ao alto, à direita).

Anos depois, David fez a cirurgia para reconstruir a genitália masculina e pôde casar-se (foto) e ter filhos. Mas aos 38 anos suicidou-se, dois anos depois do seu gémeo. O pai também se suicidou menos de um mês após o suicídio de David.

Tanto a mãe sobreviva dos gémeos como os cientistas que escreveram sobre o caso — (Diamond, M. & Sigmundson, H. K. (1997) Sex reassignment at birth...; Galliher, J. F. (1973) The protection of human subjects: A re-examination of the professional code of ethics; Kipnis, K. & Diamond, M. (1998) Pediatric Ethics and the Surgical Assignment of Sex; Langevin, R. & Reuben, L. A. (1985) Psychological treatment of paedophiles, Behavioural Sciences and the Law — foram muito críticos sobre a metodologia utilizada pelo médico John Money, cujo comportamento antiético teve um enorme impacto nas vidas dos Reimer até à morte trágica do pai e dos gémeos.
— -
Fontes: New York Times/BBC/Arquivos online. Fotos (Getty/Wikipedia): A família em meados dos anos 1970. (Ao alto) Aos 15 anos, a reversão de Bruna para David. O casamento em 1990. O médico neozelandês John Money (1921-2006).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project