LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Moçambique: Frelimo anuncia recondução de Filipe Nyusi com 100% de votos 25 Setembro 2022

Filipe Nyusi foi hoje reconduzido como presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), no poder, com 100% dos votos, anunciou hoje o partido.

Moçambique: Frelimo anuncia recondução de Filipe Nyusi com 100% de votos

"Um resultado que muito nos orgulha, é a marca Nyusi 100%", referiu, segundo a Lusa, o secretário-geral, Roque Silva, perante o congresso.

A votação decorreu durante o terceiro dia do 12.º Congresso da Frelimo, na Matola, arredores de Maputo e em que Nyusi, que é também Presidente da República, era o único candidato à sua própria sucessão.

O líder recebeu os votos dos 1.136 congressistas que estiveram hoje presentes no escrutínio, explicou aos jornalistas fonte do partido.

Falando após a eleição, Filipe Nyusi prometeu trabalho e pediu “apoio genuíno” como aquele que diz ter recebido até aqui.

Segundo ainda a Lusa, o atual líder da Frelimo ascendeu à presidência do partido em 2015, em votação realizada pelo Comité Central quando Armando Guebuza deixou o cargo.

Guebuza entregou a liderança da Frelimo meses depois de Nyusi lhe ter sucedido como chefe de Estado.

Filipe Nyusi voltou a ser eleito presidente da Frelimo em 2017, no 11.º congresso, para um mandato de cinco anos.

É o atual Presidente moçambicano, eleito pela primeira vez em 2014 e reconduzido em 2019 para o segundo mandato, que decorre.

O 12.º Congresso da Frelimo arrancou na sexta-feira e termina na quarta, um encontro em que serão ainda eleitos os novos órgãos do partido: o Comité Central, ao qual caberá a escolha do secretário-geral, a Comissão Política e o Comité de Verificação.

Depois do congresso, passará pelos novos órgãos a escolha do candidato às eleições presidenciais de 2024, refere a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project