ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fuga ao fisco custa RM$1,34 bn e um pedido de desculpa pela sua ’culpa profunda’— 22 Dezembro 2021

A famosa "influencer" chinesa Huang Wei (foto) foi multada em 1,34 mil milhões de yuans (c.20 milhões de contos) na segunda-feira por evasão fiscal, informou o ’China Daily’.

Fuga ao fisco custa RM$1,34 bn e um pedido de desculpa pela sua ’culpa profunda’—

Segundo as autoridades fiscais da província oriental de Zhejiang, em 2019 e 2020 Huang deixou de pagar 703 milhões de yuans (c.11 milhões de contos). Foi por isso multada, incluindo impostos devidos, taxas de atraso de pagamento e uma penalidade.

Huang Wei, também conhecida como Weiya ou Viya, publicou na rede social Weibo uma declaração pedindo desculpa e admitindo a sua "culpa profunda".

Entretanto, plataformas de vídeo e comércio eletrónico como Kuaishou, Taobao e Douyin (a versão doméstica de TikTok) bloquearam as contas da apresentadora.

Na segunda-feira à noite, o China Daily exprobava em editorial aqueles que "agarram os dividendos da indústria sem assumir qualquer responsabilidade social", e observou que "o Estado apoia o desenvolvimento de novos modelos de negócio", que, no entanto, precisam de "regulação".

Huang Wei é uma das apresentadoras online mais populares da China: a 20 de outubro, alcançou um volume de vendas de 8,2 mil milhões de yuan (102 milhões de contos) durante uma emissão de 12 horas e meia, de acordo com o Taobao, a plataforma que acolheu o evento.


Política da "prosperidade comum"

O presidente chinês, Xi Jinping, tem apelado à regulação e ajuste dos rendimentos "excessivamente elevados" e "pouco razoáveis" e encorajado "indivíduos e empresas" a "devolver mais à sociedade", em linha com o conceito de "prosperidade comum" que Pequim tem vindo a promover.

Foi nesse âmbito de combate à evasão fiscal que se deu o mistério do sumiço da atriz Bingbingo Fan. Ela desapareceu também durante três meses, e só depois surgiram notícias de que o fisco tinha ordenado que pagasse impostos e multas em falta, que ascendiam a 178 milhões de yuans (uns 13 milhões de contos).

A primeira reaparição púbica de Fan foi para expressar que é "culpada" e pedir "perdão" a todos os concidadãos.

Fontes: Bloomberg/Financial Time/.... Relacionado: China suspeita de dar sumiço a ’quem pensa diferente’ — Nem chefe mundial da Interpol escapou, 27.nov.021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project