AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fundação MAVA encerra suas atividades após 28 anos na conservação da biodiversidade marinha e costeira em Cabo Verde 11 Maio 2023

A Fundação MAVA encerrou as suas atividades, depois de 28 anos financiando projetos de conservação da biodiversidade e das áreas marinhas e costeiras em Cabo Verde, conforme anunciado a este jornal. Os responsáveis anunciam que se realiza, esta quinta feira,11 de Maio, em Dakar (Senegal), uma celebração de despedida para assinalar a contribuição da MAVA na conservação da natureza.

Fundação MAVA encerra suas atividades após 28 anos na conservação da biodiversidade marinha e costeira em Cabo Verde

De acordo com a nota de imprensa da Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), o evento contará com a presença do presidente da Fundação, André Hoffmann, e outros membros da família. Cabo Verde será representado pelas ONGs ambientais e utras entidades que implementaram os projetos, nomeadamente o Governo de Cabo Verde (MAA, MM, MF, INGT), a Associação Lantuna, a Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), a Associação Projecto Vitó, a Associação Projeto Biodiversidade, a Bios Cabo Verde (BiosCV), a Biosfera Cabo Verde, a Cabo Verde Natura 2000, a Fundação Maio Biodiversidade (FMB), e a Fundação Tartaruga (Turtle Foundation).

Estas organizações, segundo a nota, apoiaram a MAVA na implementação dos seus projetos de conservação na região, desempenhando um papel importante na consciencialização e educação ambiental, realização de pesquisas científicas, estabelecimento de redes (proteção de tartarugas, ONGs, etc.), bem como na promoção de práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais.

Na cerimónia de despedida, como forma de agradecimento, a ADAD, representando todos esses parceiros de Cabo Verde, fará um discurso em nome deles e entregará um quadro da auditoria do artista plástico Tutu Sousa e um poema da autoria da Madalena Neves.

Conforme a mesma fonte lembra, na África Ocidental a Fundação MAVA tinha como objetivo, conservar a biodiversidade marinha e costeira, gerir e usar de forma sustentável os recursos naturais.

Em Cabo Verde, a MAVA implementou vários projetos para alcançar estes objetivos, como sejam: Conservação das Tartarugas Marinhas na África Ocidental (2018-2022), Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde (2017-2022), Redução dos Impactos das Infraestruturas nos Ecossistemas Costeiros na África Ocidental (PRISE) (2017-2022), Conservação de das Ervas Marinhas (2018-2022), entre tantos outros.

Além da cerimónia de despedida, aconteceu um Simpósio Científico sobre Conservação Marítima e Costeira na África Ocidental que decorreu de 8 a 10 de maio. Foi ainda lançado um livro sobre a Diversidade Marinha e Costeira, segundo adiantou a nossa fonte.

Os responsáveis esperam que o legado da MAVA continue a inspirar e motivar outras organizações de conservação na sua jornada para preservar a biodiversidade para as gerações futuras e aproveita para agradecer os parceiros de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project