ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fundação promove diálogo intergeracional para troca de experiências sobre pensamento de Amílcar Cabral 12 Fevereiro 2022

A Fundação Amílcar Cabral (FAC) promove, domingo, na Cidade da Praia, um “Diálogo intergeracional” com vista a troca de experiências com a nova geração sobre os “Pensamento, ideias e lutas de Amílcar Cabral”.

Fundação promove diálogo intergeracional para troca de experiências sobre pensamento de Amílcar Cabral

Segundo a Inforpress, este diálogo enquadra-se, segundo esta instituição, no programa alargado de celebração do centenário do patrono da fundação, que se celebra em Setembro de 2024, e no processo de candidatura do legado documental escrito de Cabral à “Memórias do Mundo”, da UNESCO.

O objectivo, segundo o moderador do evento, José Brito, é o de promover um espaço de diálogo entre gerações de Cabral, tendo em conta que tem havido pouco espaço entre as gerações para partilha de ideias relativas aos pensamentos de Amílcar Cabral, herói nacional.

“O presidente Pedro Pires já teve a oportunidade de dialogar com os jovens, mas agora vamos de forma mais organizada ter diálogos permanentes, sendo a realização deste primeiro [diálogo], justamente para promover a troca de experiências e informar melhor a nova geração daquilo que foi a luta”, afirmou.

Segundo José Brito, neste primeiro encontro, a ideia da FAC é mostrar aos jovens que a luta teve vários extremos, considerando que geralmente fala-se mais da luta armada na jurisdição e não da luta clandestina.

O “Diálogo intergeracional – Pensamento, Ideias e Lutas de Amílcar Cabral” conta, prossegue a Inforpress, com a participação do presidente da FAC, Pedro Pires, jovens, e combatentes da Pátria.

O evento acontece às 16:00, a partir da sede desta fundação, na Cidade da Praia, contando com transmissão ‘online’ na página da FAC, como forma de chegar a maior número de jovens.

Constitui um dos principais propósitos da Fundação Amílcar Cabral manter viva a memória e os ensinamentos do seu Patrono, e dos combatentes que dedicaram a sua juventude à causa da luta de libertação e da independência nacional, refere a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project