A reunião contará com a presença de representantes dos países doadores do Fundo e da direção do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, liderado pelo seu presidente, Dr. Akinwumi A. Adesina. A reunião realiza-se no contexto de um clima global difícil que tem abrandado as perspetivas de crescimento económico de África.
De acordo com uma nota remetida ao Asemanaonline pelo African Development Bank Group (AfDB), a reunião de dois dias é organizada pelo Reino de Marrocos, na sua cidade nortenha de Tânger.
Ao longo de 2022, o Fundo reuniu-se três vezes para consultas entre a direção e os países doadores. As conversações centraram-se em questões como o clima e o financiamento da adaptação, gestão sustentável da dívida e recuperação pós-Covid-19, bem como o apoio político e financeiro a ser prestado pelo ADF para ajudar esses países.
"Atualmente, oito dos 10 países mais pobres do mundo são elegíveis para o Fundo Africano de Desenvolvimento", anuncia a fonte em comunicado, acrescentando que o Fundo fez uma entrega significativa no seu último ciclo - ADF-15, beneficiando 37 países em África.
Refira-se que para fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19, o Fundo forneceu 1,2 mil milhões de dólares para apoiar 25 países do ADF. O financiamento ajudou-os a manter os serviços de saúde, expandir a proteção social, proteger os meios de subsistência e proporcionar formação aos profissionais de saúde.
Os países estão também a beneficiar do Mecanismo Africano de Produção Alimentar de Emergência, aprovado pelo conselho do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento em maio. Os fundos estão a ajudar os países a adquirir fertilizantes e sementes; a aumentar a produção alimentar local em 30% e a apoiar reformas políticas para resolver problemas estruturais no setor agrícola.
De salientar que o Fundo celebra o seu jubileu de ouro este ano. Nos últimos 50 anos, o Fundo investiu mais de 40 mil milhões de dólares em mais de 2.700 projetos no continente, recebendo reconhecimento global.
O Fundo Africano de Desenvolvimento ficou em segundo lugar a nível mundial na qualidade da ajuda oficial ao desenvolvimento em 2021 pelo Centre for Global Development e pela Brookings Institution.
"O Fundo Africano de Desenvolvimento é a janela concessional do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento. Criado em 1972, tornou-se operacional em 1974.
Distribuído pelo Grupo APO para African Development Bank Group (AfDB)", lê-se.
O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento é a principal instituição financeira de desenvolvimento em África. Inclui três entidades distintas: o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), o Fundo Africano de Desenvolvimento (ADF) e o Fundo Fiduciário da Nigéria (NTF). Presente no terreno em 41 países africanos, com uma representação externa no Japão, o Banco contribui para o desenvolvimento económico e o progresso social dos seus 54 Estados-membros.