A Palmeira, vice-campeão nacional, vencedor do campeonato e Taça do Sal
estreia-se na prova como anfitriã do Belo Horizonte, de São Nicolau, no Estádio Marcelo Leitão, nos Espargos.
“Não estamos a pensar a longo prazo, vamos fazer um trabalho semanal, sendo o nosso primeiro objectivo passar à próxima fase e depois iremos traçar as proximas metas”, explicou Toca Leite, que no ano passado foi adjunto de Dixinha na campanha do Palmeira para o vice-campeão nacional.
“Queremos continuar a praticar um bom futebol, ir jogo a jogo, com respeito total a todos adversários, e semanalmente procurar a vitória”, precisou à Inforpress.
Quanto a preparação para o jogo da primeira jornada, Toca Leite disse que a equipa não alterou a sua filosofia de treino, mesmo sabendo que se trata de uma competição em que a Palmeira tem a responsabilidade de representar a ilha do Sal.
“Por isso o objectivo é também representar a ilha com muita dignidade e colocar o nome do Sal lá em cima”, prometeu o treinador da formação da zona piscatória, avançando que já tem estudada, com disse, a equipa adversária.
“Vamos encarar este jogo com bastante humildade e respeito pelo adversário, por ser uma equipa forte e que não consentiu nehuma derrota no campeonato regional”, perpectivou Toca Leite, que apela ao apoio “incondicional ” dos salenses.
A prova “rainha” do futebol cabo-verdiano, referente à época 2022/23, vai ser inaugurada este final-de-semana com três jogos no sábado e outros tantos no domingo, de acordo com a Federação Cabo-verdiana de Futebol.
Para sábado, 22, o Mindelense recebe no Estádio Municipal Adérito Sena, em São Vicente, a sua congénere de Santo Crucifixo, de Santo Antão Norte, a contar para o Grupo A, ao passo que a formação da Palmeira, campeã regional do Sal, faz a recepção ao Belo Horizonte, de São Nicolau, no Estádio Marcelo Leitão, nos Espargos.
Também no sábado está escalonado o embate entre o Sanjoanense, campeão de Santo Antão Sul, e o Vulcânico, vencedor do regional do Fogo, em partida a ser disputada no Estádio Municipal Porto Novo.
Para domingo, 23, a Juventude do Norte, campeã regional da Boa Vista, recebe no Municipal Arsénio Ramos, os Travadores, vencedores do regional de Santiago Sul, ao passo que o Figueirense do Maio recebe a visita do Varandinha de Santiago Norte.
O jogo Morabeza da Brava – Académica do Mindelo foi antecipado hoje no Estádio Aquiles d’Oliveira, na Brava.
De acordo com a calendarização, as equipas campeãs regionais de São Vicente (Mindelense), de Santo Antão Norte (Santo Crucifixo), da Boa Vista (Juventude do Norte) e de Santiago Sul (Clube Desportivo Travadores), partilham o Grupo A.
O Grupo B é constituído pelos vencedores dos regionais das regiões desportivas do Sal (Palmeiras), de São Nicolau (Belo Horizonte), de Santo Antão Sul (Os Sanjoanense) e Fogo (Vulcânico), ao passo que a Poule C é integrada pela Académica do Mindelo na qualidade da detentora do título nacional e dos campeões regionais da Brava (Sport Club Morabeza), do Maio (Figueirense) e Santiago Norte (Varandinha).
Orçado em 49 mil contos, dos quais 70% destinados a viagens e 30% para alimentação e alojamento, o nacional de futebol da presente temporada, decorre de 21 do corrente a 17 de Junho, num total de 41 jogos espalhados por estádios de todos os concelhos do País.
A Semana com Inforpress