Na sua última conferência de imprensa para o jogo inaugural, dos “Tubarões Azuis”, nome por que é conhecida a selecção cabo-verdiana, com a Libéria, Silvéria “Nita” Nédio, avançou que a equipa tem estado a treinar-se com afinco para iniciar esta eliminatória com uma vitória em casa, ainda que espera encontrar uma Libéria muito aguerrida.
Afirmou que o conjunto crioulo está preparado e focado para conquistar os três pontos e só depois pensar no jogo da segunda mão, em Monróvia, que vai ser realizado quatro dias depois, ressalvando que Cabo Verde vai entrar em campo com “muita alegria, coragem e muita força, para levar mais a frente o futebol feminino cabo-verdiano”.
Enalteceu a entrada da selecção feminina nesta nova etapa, sublinhando que o futebol cabo-verdiano feminino está a dar um passo importante, e que quer já fazer a diferença diante uma adversária conhecedora, que “está na reconstrução da sua equipa e que continua a ser boa”.
Silvéria Nédio sustenta a sua convicção em como “pela primeira vez a selecção feminina passa a contar com o envolvimento de futebolistas que evoluem na diáspora, uma mais-valia”, por entender que estas jogadoras são talentosas e que vieram aumentar o poder de escolha à equipa técnica.
“A selecção está muito satisfeita com a chegada das atletas que evoluem em Portugal e Espanha. Isto é bom para a equipa e todos nós. Só tenho de agradecer aos atletas que responderam à convocatória porque vieram mesmo reforçar a selecção e nos vai ajudar bastante”, realçou Nita que admite não ter sido fácil a equipa técnica escolher as 22 num universo de 32 pré-seleccionadas.
A selecção feminina defronta a sua congénere Libéria, em jogos de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2024.
O jogo da primeira-mão está agendado para o dia 22 deste mês, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, e a segunda-mão, quatro dias depois, 26, em Monróvia (Libéria).
Lista das convocadas
Guarda-redes: Nádia (Seven Stars), Luana (EFAT) e Jacinta (Seven Stars).
Defesas: Leta (ADEC), Piny (Seven Stars), Romina (Llana – Sal), Katy (ADEC), Evy Mendes (Bayer), Mara (Mindelense), Varsénia (Seven Stars), Leh (ADEC), Dry (Real Zaragoza -Espanha).
Médias: Alcione (Mindelense), Djuá (Mindelense), Grampola (Seven Stars), Sol (Seven Stars), Joyce (Llana- Sal), Diana (Guimarães- Portugal), Leia (Amora – Portugal), Sasha (Amora – Portugal).
Avançadas: Camoca (Seven Stars), Vá (Racing Power – Portugal), Leo (Amora – Portugal), Maya (Llana – Sal), Aicha (Mindelense), Joselina (SC Braga – Portugal), Sara (ADEC), Irlanda (Amora – Portugal), Melatcha (Damaense – Portugal), Kelissa (Llana – Sal), Josinha (Seven Stars) e Evy Pereira (Racing Power – Portugal).
A Semana com Inforpress