DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Futebol/Fogo: Associação reúne-se com dirigentes dos clubes para analisar retoma do futebol e planificação da época 07 Janeiro 2021

Conforme à Inforpress, a direcção da Associação Regional de Futebol do Fogo reúne-se, este sábado (08) com os dirigentes dos clubes federados do primeiro e segundo escalões para analisar a retoma da actividade futebolística e a programação da época 2020/21.

Futebol/Fogo: Associação reúne-se com dirigentes dos clubes para analisar retoma do futebol e planificação da época

Na reunião, que acontece na sala de sessões da Assembleia Municipal de São Filipe, serão prestadas informações aos dirigentes dos clubes nomeadamente a possibilidade do regresso das provas a partir do mês de Fevereiro.

O presidente da direcção da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Fernandes Pires avançou à Inforpress que além de analisar a retoma das actividades futebolísticas e a programação da época 2020/21, a nível do primeiro e do segundo escalões, serão apresentadas e discutidas algumas modalidades para a realização das provas.

Segundo a mesma fonte, três propostas serão socializadas para a realização do campeonato regional, sendo uma, a tradicional, que consiste na realização da prova no sistema todos-contra-todos a duas voltas para o qual seriam necessários 18 fins-de-semana.

Outra proposta prevê a realização do campeonato regional num sistema de todos-contra-todos a uma só volta, num total de nove jornadas, e a terceira proposta para a realização da prova no sistema de todos contra a todos a uma só volta e depois os quatro primeiros classificados passariam para uma segunda fase para discutir o título de campeão.

Quanto à inscrição das equipas do primeiro e segundo escalões na Plataforma Cabo Verde Connect, o presidente da associação avançou que a maioria das equipas já se inscreveu, sem indicar o número de equipas.

Pedro Pires lembrou que a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) prorrogou o prazo para a inscrição até o dia 21 de Janeiro e que a associação está a apoiar as equipas, sobretudo as de Santa Catarina do Fogo, a se inscreverem, através de envio de um médico para realização de inspecção dos jogadores.

A ilha do Fogo continua em estado de calamidade e os recintos desportivos, nomeadamente os estádios de futebol, estão encerrados não podendo assim as equipas iniciarem os seus preparativos.

Pedro Fernandes Pires avançou que uma comissão vai ser criada para avaliar a realização ou não das actividades desportivas, sendo que a comissão será integrada por elementos da direcção da associação, das delegacias de Saúde, vereadores pela área do desporto das três câmaras municipais, serviço de protecção civil e Polícia Nacional (PN).

A nível do primeiro escalão a ilha conta com 10 equipas sendo uma de Santa Catarina do Fogo (Baxada), duas dos Mosteiros (Cutelinho e No Pintcha) e sete de São Filipe (Académica, ABC de Patim, Botafogo, Nova Era, Spartak, Valência e Vulcânico).

No segundo escalão participam 12 equipas, nomeadamente Atlântico, Brasilim, Juventude, Juventus de Curral Grande, Luzabril e União de São Lourenço (São Filipe), Atlético e Grito Povo (Mosteiros) e Desportivo, Esperança, Pavense e Parque Real (Santa Catarina do Fogo).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project