Depois do interregno do campeonato para a realização dos quartos de final da Taça Fogo, a prova é retomada este fim de semana com uma difícil deslocação do Botafogo aos Mosteiros.
Depois de duas derrotas seguidas, primeiro frente ao Grito Povo, a contar para o campeonato, e depois frente à Valência, nas grandes penalidades para a taça, e que ditou a eliminação do Botafogo desta prova, a formação de São Filipe, que ocupa a terceira posição, em igualdade pontual com o Cutelinho, vai aos Mosteiros sem o treinador principal, Danilo Diniz, que foi despedido na sequência dos maus resultados.
Além de jogar em casa, o Cutelinho, que na semana passada ficou isento dos jogos da taça, parte em vantagem para este jogo, pese embora a formação do Botafogo costume fazer bons resultados nos Mosteiros.
A abrir a jornada, o Vulcânico, eliminado da Taça Fogo pela formação de Nô Pintcha e que desembocou na saída do treinador principal, Mané de Luluxa, apesar de conservar a liderança do regional, agora com apenas um ponto de vantagem, vai receber no campo de São Lourenço, o último classificado, o Desportivo de Cova Figueira, numa partida em que o favoritismo pende para o lado do Vulcânico.
Na segunda partida de sábado, no campo de São Lourenço, o Unidos do Norte, quinto classificado, recebe o Nô Pintcha dos Mosteiros, sétimo classificado, numa partida que se espera equilibrada.
No domingo no campo de São Lourenço a formação de ABC de Patim, que foi eliminada da taça pela Académica com uma goleada de 6-1, volta a enfrentar esta agremiação desportiva, desta feita a contar para o campeonato regional, sendo que o favoritismo vai para Académica que não quer perder pontos para os seus “rivais”, nomeadamente o Vulcânico, na corrida ao título.
No fecho da jornada a formação do Grito Povo defronta o Valência, num duelo emotivo já que as duas equipas repartem a penúltima posição na tabela classificada e na zona de rebaixamento e quem vencer o desafio dá um passo significativo na corrida para a manutenção no escalão principal.
Jogos da 13ª jornada do campeonato regional de futebol do Fogo: Vulcânico – Desportivo, Unidos do Norte – No Pintcha, Cutelinho – Botafogo, ABC de Patim – Académica e Grito Povo – Valência.
A nível do segundo escalão realizam os jogos da décima jornada: Brasilim – Atlético, Juventus Curral Grande – Atlântico, União de São Lourenço – Luzabril e Juventude – Baxada.
Juventus de Curral Grande lidera com 16 pontos, seguido de Juventude com 14, Parque Real com 12, Atlético dos Mosteiros e Atlântico com 11, Baxada e Luzabril nove, União de São Lourenço oito e Brasilim com quatro pontos.
Para o campeonato de sub-17 realizam-se os jogos referentes à quinta jornada: Pavense – Académica, Valência – Botafogo e Sumbango – Beltchés.
A Semana com Inforpress