O primeiro a entrar em campo é a Académica que no sábado vai medir forças no estádio Francisco José Rodrigues, Mosteiros, com o Nô Pintcha que está a dois pontos acima da zona de despromoção ao segundo escalão.
Apesar de jogar em no seu campo, o Nô Pintcha que habitualmente costuma ser um adversário difícil para as equipas de São Filipe, não é favorita a conquistar os três pontos.
A Acadêmica que está a espreita de um deslize do Vulcânico para assumir a liderança quando ainda faltam 12 pontos em disputa, está moralizada e acredita na conquista do título e por isso não irá facilitar, mesmo jogando na casa do adversário.
O Vulcânico recebe, no domingo, no campo de São Lourenço, o Cutelinho, quarto classificado na tabela, com a vantagem de conhecer o resultado quer da Académica como do Botafogo que jogam no sábado, mas independentemente dos resultados dos adversários vai ao jogo para conquistar os três pontos e manter na liderança ainda que seja com a diferença mínima.
Por aquilo que as duas equipas produziram até agora, o Cutelinho não irá facilitar o Vulcânico que para conquistar os três pontos terá de trabalhar muito.
A abrir a jornada 15, o Botafogo que na jornada anterior foi derrotado pelo Desportivo de Cova Figueira, último classificado, por 2-1, vai defrontar, no campo de São Lourenço, a formação de Unidos do Norte, numa partida cujo resultado é de todo imprevisível e os três pontos podem ser conquistado por uma ou outra equipa.
Ainda no sábado, no campo de São Lourenço, a formação de Valência, penúltimo classificado, recebe o Desportivo de Cova Figueira, último classificado, e ambas as equipas vão ao jogo com objectivo de deixar, ainda que provisoriamente, a zona de despromoção.
O Desportivo está moralizado depois da vitória obtida na última jornada frente ao Botafogo e em caso de vitória igual ABC de Patim e No Pintcha com 12 pontos e dará um passo importante na luta pela manutenção, enquanto que Valência que consentiu um empate a um golo na jornada anterior frente ao Nô Pintcha quer voltar às vitórias e caso vença o Desportivo deixará a zona de despromoção.
Ainda para esta jornada, o Grito Povo que depois de perder três pontos na secretária, está moralizado com a vitória frente ao Cutelinho, e quererá vencer o ABC de Patim para dar um passo importante na manutenção.
À semelhança do jogo Valencia – Desportivo, a partida entre Grito Povo -ABC de Patim, é de extrema importância na luta para a manutenção no primeiro escalão.
Jogos da 15ª jornada do campeonato regional de futebol do primeiro escalão; Botafogo – Unidos do Norte, No Pintcha – Académica, Valencia – Desportivo, Vulcânico – Cutelinho e Grito Povo – ABC de Patim.
A nível do segundo escalão realizam os jogos da 11ª jornada, nomeadamente Atlântico – Parque Real, Luzabril – Juventude, Atlético – União de São Lourenço e Baxada – Juventus de Curral Grande.
Para o campeonato regional de sub 17 estão calendarizados para hoje os jogos das meias-finais entre Sumbango – ABC de Patim, no estádio Francisco José Rodrigues, Mosteiros, e Académica – Valência, no campo de Lém, estando a final marcada para domingo, 19, entre os vencedores para encontrar o campeão regional que vai representar a ilha na prova nacional.
A Semana com Inforpress