A abrir a jornada 14, a Académica, que agora ocupa a terceira posição com menos um ponto que Botafogo e Vulcânico, que lideram em igualdade pontual, terá a difícil tarefa de conquistar os três pontos frente ao Unidos do Norte que está a meio da tabela classificativa e com a manutenção praticamente garantida.
Não se antevê uma tarefa fácil para a formação da Académica que está proibida de perder pontos para espreitar eventual deslize dos seus principais “rivais” para poder chegar à liderança e lutar para o título regional.
O segundo jogo, a ser disputado no campo de São Lourenço, coloca frente-a-frente as formações do Vulcânico, que caiu para a segunda posição depois de o Botafogo ter conquistado três pontos na secretaria, e ABC de Patim.
A formação do Vulcânico que após a saída do técnico principal Mané di Luluxa, recrutou para treinador principal o Danilo Dinis, ele também dispensado pela formação do Botafogo, entra em campo conhecendo o resultado da Académica e por isso não poderá tremer frente ao ABC de Patim que nas duas partidas, para a taça e para o campeonato sofreu 13 golos frente à Académica.
Enquanto o Vulcânico está na corrida para o título, já o ABC de Patim luta pela manutenção e está apenas a dois pontos acima da linha de despromoção que é ocupada pelas equipas do Grito Povo e Valência, assim como o Desportivo de Cova Figueira, e por isso espera-se uma boa partida de futebol.
Às 16:00 no estádio Monte Pelado, em Santa Catarina do Fogo, o agora líder do regional, Botafogo, terá tarefa complicada e vai defrontar o Desportivo de Cova Figueira, último classificado, num estádio nada fácil para as equipas de São Filipe, mas mesmo assim o Botafogo é favorito a conquistar os três pontos para manter a liderança, independentemente do resultado dos seus adversários directos.
À mesma hora e no estádio Francisco José Rodrigues, o Cutelinho, quarto classificado e sem grandes possibilidades de chegar o título vai medir forças com o Grito Povo que, depois da decisão do Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol do Fogo, que lhe retirou três pontos, caiu para a zona de despromoção, num jogo cujo prognóstico é imprevisível.
A fechar a jornada e no campo de São Lourenço a formação de Valência de São Filipe vai defrontar o Nô Pintcha dos Mosteiros, num jogo considerado de “teste” para Valencia que caso averbe uma derrotada poderá hipotecar a permanência no primeiro escalão.
Quer o Valencia como o Pintcha, que a meio da semana, mudou a equipa técnica com a substituição do seu treinador principal, lutam para a manutenção e as equipas estão separadas apenas por um ponto.
Jogos da 14ª jornada do campeonato regional de futebol do primeiro escalão; Unidos do Norte – Académica, Vulcânico – ABC de Patim, Cutelinho – Grito Povo, Desportivo – Botafogo e Valencia – No Pintcha.
A nível do segundo escalão realizam os jogos da décima jornada que estavam calendarizados para a semana passada, mas foram adiados devido ao falecimento de um jogador que militou em algumas equipas do segundo escalão.
Os jogos da 10ª jornada são Brasilim – Atlético, Juventus Curral Grande – Atlântico, União de São Lourenço – Luzabril e Juventude – Baxada.
Juventus de Curral Grande lidera com 16 pontos, seguido de Juventude com 14, Parque Real com 12, Atlético dos Mosteiros e Atlântico com 11, Baxada e Luzabril nove, União de São Lourenço oito e Brasilim com quatro pontos.
Para o campeonato regional de sub 17 realizam-se os jogos referentes à sexta jornada: Beltches – Valência e ABC de Patim – Académica.
A Semana com Inforpress