DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Futebol/Fogo: Unidos do Norte faz história ao sagrar-se campeão regional do segundo escalão e garantir a promoção 15 Maio 2022

A equipa do Unidos do Norte, da comunidade de São Jorge, zona norte de São Filipe, conseguiu hoje um feito histórico ao sagrar-se campeão regional do segundo escalão no ano da sua estreia em provas oficiais.

Futebol/Fogo: Unidos do Norte faz história ao sagrar-se campeão regional do segundo escalão e garantir a promoção

Além de conquistar o título de campeão do segundo escalão vai disputar, na próxima época futebolística, o campeonato regional do primeiro escalão.

No jogo da consagração a formação do Unidos do Norte goleou, no campo de São Lourenço, a formação de Baxada, do município de Santa Catarina do Fogo, por 4-0, num jogo de sentido único e dominado pelos campeões que, mesmo reduzido a 10 elementos a partir de 12 minutos do segundo tempo, não deu quaisquer oportunidades à formação de Santa Catarina do Fogo.

A formação de Baxada, que estava obrigada a vencer para subir ao primeiro escalão, vai continuar na próxima época no escalão inferior, já que com a derrota a formação do Cutelinho classificou-se automaticamente na segunda posição, independentemente do resultado do jogo frente ao União de São Filipe.

Além da subida do Unidos do Norte, outro facto histórico é que, pela primeira vez na sua história, o campeonato regional do primeiro escalão vai contar com a participação de três equipas do município dos Mosteiros.

O Cutelinho vai juntar-se ao Nô Pintcha e ao Grito Povo, enquanto representante de Mosteiros no campeonato regional do primeiro escalão, o que significa que as equipas da cidade de São Filipe terão de efectuar três deslocações a este município, criando assim uma maior competitividade.

No final da partida o treinador-adjunto do Unidos do Norte, Clarindo Teixeira, destacou a capacidade dos jovens que integraram o plantel, mas sublinhou que o Unidos do Norte foi sempre bem organizado, mas faltava decidir, e este ano decidiu participar da prova com apoio das pessoas da comunidade de São Jorge residentes na diáspora que tem dado o apoio necessário.

“O objectivo definido foi subir ao primeiro escalão e hoje São Jorge e os naturais desta comunidade espalhados pelas outras localidades e pelo mundo estão em festa com este feito histórico”, disse Clarindo Teixeira, reconhecendo que a próxima época, no primeiro escalão, é mais exigente e que a equipa vai ter de reforçar e trazer jogadores da comunidade que representam outras equipas do primeiro escalão a nível da ilha.

Já o presidente do Unidos do Norte, Luís Rodrigues, emocionado com a conquista do título do segundo escalão e, principalmente, pela subida ao primeiro escalão, disse que o objectivo era entrar e participar do segundo escalão, porque, explicou, a zona norte baixa não tinha nenhuma equipa no segundo escalão.

“Passamos por uma série de dificuldades e conseguimos ultrapassá-las e quando passamos para a segunda fase traçamos como objectivo ficar entre os dois primeiros lugares que dá acesso ao primeiro escalão”, disse Luís Rodrigues, sublinhando que “hoje, neste jogo, conseguimos dois objectivos, ser campeão do segundo escalão e garantir a subida”.

Segundo o mesmo, é a primeira vez que uma equipa sem grandes condições consegue um feito histórico e agradeceu aos atletas e a todos quanto apoiaram o Unidos do Norte nesta caminhada, que não foi “nada fácil” porque, explicitou que até ao último dia da inscrição ainda não tinham todos os jogadores, tiveram três treinadores na primeira fase e, mesmo assim, a equipa não desistiu e conseguiu engajar e subir ao primeiro escalão.

Assim na próxima época futebolística o campeonato regional do primeiro escalão será disputado pelas equipas da Académica, ABC de Patim, Botafogo, Valencia, Vulcânico e Unidos do Norte (São Filipe), Grito Povo, No Pintcha e Cutelinho (Mosteiros) e Desportivo (Santa Catarina do Fogo). A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project