Na abertura da jornada e no campo de São Lourenço, a formação do ABC de Patim, penúltimo classificado e na zona de despromoção, com 12 pontos, vai medir forças com o Valência que ocupa a oitava posição e está acima da linha de despromoção com mais dois pontos, num jogo em que nenhuma das equipas quererá perder os três pontos.
À equipa do ABC de Patim só a vitória interessa para manter acesa a esperança de permanecer no primeiro escalão, na próxima época, já que em caso de empate dependerá de terceiros, na última jornada, e em caso de derrota confirmará a sua despromoção ao segundo escalão.
Também à formação de Valência só a vitória interessa neste jogo já que na última rodada terá pela frente o Vulcânico e a manutenção dependerá de resultados de outros jogos. Em caso de empate fica aguardando pelo desfecho da última jornada.
A seguir ao jogo ABC de Patim-Valencia disputa-se um dos jogos mais aguardados da jornada, entre o líder Vulcânico, com mais um ponto que Académica, segundo classificado, e o Botafogo, terceiro colocado e sem possibilidades de chegar ao título.
O jogo começou desde o início da semana com adeptos do Vulcânico e da Académica a visualizarem os treinos do Botafogo e com comentários nas redes sociais de eventuais movimentações de uma e outra equipa para desestabilizar ou estabilizar jogadores do Botafogo.
À formação do Vulcânico só a vitória interessa para manter firme a possibilidade de conquistar o seu 13º título de campeão regional, no ano em que comemora os 70 anos da sua fundação, já que a Académica só joga no domingo e perante um adversário teoricamente mais fraco.
O Botafogo além de não ter nada a perder vai para este jogo para o mero cumprimento do calendário, está desfalcado de alguns jogadores titulares e decisivos, mas os escolhidos do treinador Sandro não irão facilitar.
Ainda no sábado, no estádio Francisco José Rodrigues, nos Mosteiros, o Nô Pintcha vai receber o último classificado, Desportivo de Cova Figueira, determinado a conquistar os pontos para assegurar a sua manutenção. O Desportivo, se perder, confirma a sua despromoção para o segundo escalão.
No domingo, disputam-se mais dois jogos, todos no campo de São Lourenço, sendo o primeiro entre Unidos do Norte e Cutelinho e o segundo entre Académica e Grito Povo, que em função do resultado do jogo Vulcânico – Botafogo poderá ganhar maior ou menor interesse.
O Unidos do Norte, através das redes sociais, fez saber que não vai participar do jogo alegando “abuso” da direcção da Associação Regional de Futebol do Fogo, já que este é o quinto jogo que esta formação disputa às 14:00.
Jogos da 17ª jornada, a penúltima do campeonato regional do primeiro escalão: ABC de Patim – Valência, Botafogo – Vulcânico, No Pintcha – Desportivo, Unidos do Norte – Cutelinho e Académica – Grito Povo.
A nível do campeonato regional do segundo escalão, disputam-se os jogos referentes à 14ª jornada, iniciando hoje com as partidas entre Atlântico – Luzabril e Juventude – União de São Lourenço, prosseguindo sábado com a partida entre Parque Real – Atlético, no estádio Monte Pelado. A jornada fica completa na próxima quarta-feira, 12, com o jogo entre o líder Juventus de Curral Grande e Brasilim.
Jogos da 14ª jornada do regional do segundo escalão: Atlântico – Luzabril, Juventude – União de São Lourenço, Parque Real – Atlético, e Juventus de Curral Grande – Brasilim.
A Semana com Inforpress