Este monitor e treinador de futebol, de 67 anos, está à frente desta escola de iniciação desportiva desde a sua fundação, em 2004, um feito que orgulha este activista desportivo, que já trabalhou também em outras agremiações desportivas como técnico principal.
A escola São João Baptista que, entre outras conquistas, já ganhou o título de campeão em Santo Antão na categoria de sub-17 masculino, tem formado, ao longo desse percurso, “dezenas de jovens”, segundo este técnico, considerado por muitos “uma das principais figuras” do futebol santantonense.
Natural da Ribeira Grande, Amílcar Napoleão, que veio residir, ainda jovem, no concelho do Porto Novo, foi futebolista nas equipas de bairro dos Belenenses e Sporting de Penha de França, ambas da região de Santo Antão Norte.
Militou também na Esperança da Ribeira das Patas, clube criado em 1984, que viria a transformar-se mais tarde em Sanjoanenses, actualmente uma das principais agremiações desportivas sediadas em Santo Antão Sul.
Micau tem um vasto percurso enquanto treinador, com passagens pelas equipas dos Sanjoanenses, Marítimo, Sporting, Fiorentina e Santo André, todos da região desportiva de Santo Antão Sul.
Ao serviço dos Sanjoanenses, conquistou a Taça Porto Novo, em 2005, e, no Marítimo, presidiu à direcção e treinou a equipa principal, tendo conquistado, em 1999, no comando dos “verdes-rubros” a Taça Porto Novo e o título de campeão do então pólo Sul de Santo Antão.
Este destacado activista desportivo, cujo trabalho tem sido reconhecido por algumas instituições locais, vai ser homenageado pelo Porto Novo Basquetebol Clube, em Março, por ocasião do 22ª. aniversário deste clube.
A Semana com Inforpress