Segundo adiantou o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, o jogo Marrocos – Cabo Verde partiu de um convite da equipa magrebina, pelo que este particular vai realizar-se seis dias antes do embate que opõe os “Tubarões Azuis”, nome pela qual é conhecida a selecção cabo-verdiana e o Burkina Faso, para quinta jornada de qualificação para o CAN’2024.
De acordo com o plano federativo, terminado o amistoso com os marroquinos, o combinado crioulo regressa ao país para continuar os trabalhos de preparação contra Burkina Faso no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, partida que inclusive poderá ditar o apuramento, de Cabo Verde para o Campeonato Africano das Nações (CAN) que em 2024 tem como palco a Costa do Marfim.
Cabo Verde ocupa a segunda posição do grupo B de qualificação para o CAN’2023, com sete pontos, que é liderado pelo Burkina Faso com 10 pontos (já qualificado). Eswatini com três pontos e Togo com dois, ocupam o terceiro e o quarto lugares, respectivamente.
De acordo com o regulamento, qualificam-se para a fase final do CAN’2023, previsto para Janeiro de 2024 na Costa do Marfim, as duas primeiras equipas classificadas de cada grupo.
A fase final da edição 2023 do CAN vai ser disputada na Costa do Marfim e deve contar com a participação de 24 selecções africanas.
Cabo Verde luta pela sua quarta participação numa fase final do CAN, depois das presenças em 2013, na África do Sul, 2015, na Guiné Equatorial e em 2021 nos Camarões.
A Semana com Inforpress