DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Futura rainha bisneta de ’Juliana de Holanda’ recusa mesada de 1,6 ME —"Ainda não fiz nada" 20 Junho 2021

A nossa diáspora entre duas bandeiras, neste caso a outra é a do Reino dos Países-Baixos, manifesta agrado com a futura rainha Catharina-Amalia, que acaba de recusar a mesada milionária que é tradição o governo atribuir aos príncipes ao atingirem a maioridade. "Deixa-me desconfortável receber tanto, enquanto não fizer nada para retribuir".

Futura rainha bisneta de ’Juliana de Holanda’ recusa mesada de 1,6 ME —

Em carta dirigida ao primeiro-ministro Mark Rutte, a primogénita dos reis neerlandeses que este ano faz dezoito anos declina a oferta de 1,6 milhão de euros anuais a que tinha direito até suceder ao pai no trono.

É a primeira vez que isso acontece. A herdeira do trono rompe com a tradição nunca antes contestada pelos anteriores futuros reis e rainhas do país das tulipas.

Reis criticados pela viagem à Grécia

O casal real, Maxima e Willem-Alexander, teve de se explicar perante a nação por ter mantido a viagem anual à sua casa do Peloponeso, na Grécia. Umas férias em família que o país reprovou, mesmo se o primeiro-ministro se posicionou a favor do monarca.

O pedido de desculpas real aos neerlandeses tornou-se incontornável quando a opinião pública — de milhares em nome dos 18 milhões que vivem sob medidas draconianas impostas pela Covid — vivamente exprimiu a sua indignação pelo tratamento discriminatório.

Milhões de "holandeses" foram impedidos de viajar, dada a situação pandémica que obrigou todos a seguir as restrições impostas. Segundo as estatísticas da Covid no reino neerlandês, hoje regista-se um total de 1.676.708 infeções (em 20º lugar no mundo) e 17.722 óbitos.

A taxa de letalidade é de 1.032 (casos por milhão de habitantes) no reino. Recorde-se que o Peru, Brasil, Estados Unidos e Índia ocupam respetivamente o 1º(5.679), 11º (2.213), 18º (1.840) e 108º (252) lugares. Cabo Verde está na 82ª posição com a taxa de 498.

Princesa rechonchuda, pais criticados

As fotos anuais que o protocolo da realeza permite a cada aniversário têm vindo a merecer a atenção da imprensa neerlandesa. E esta tem-se mostrado implacável com as formas redondas da sua princesa herdeira da nação.

A Casa Real emitiu um comunicado por ocasião do 16º aniversário de Catharina-Amalia em que reprova os comentários. Alega mesmo que "a robustez" da jovem é fruto da "sua herança biológica".
— -

Fontes: De Telegraaf/NOS.nl. Relacionado: Holanda: Aniversário da futura rainha de Holanda — Amália fez 16 anos, 10.dez.019. Foto: A família real holandesa posa para os fotógrafos no dia do aniversário do rei. Contenção nas fotografias é o que pede a Casa Real Neerlandesa à imprensa do seu país. Por isso, o rei Guilherme tem processado os paparazzi sempre que sai uma foto fora da época.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project