INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

G7 no Canadá: Dissensos entre Trump e aliados, sobre tratados de comércio e outros – Uma foto, muitas imagens 10 Junho 2018

A cimeira visando o “diálogo sobre questões de comércio internacional” entre os Estados Unidos e os seus “amigos” do ‘Grupo dos Sete’ falhou, a Casa Branca não assina o comunicado final e a guerra comercial está iminente. Esta é a principal conclusão a extrair de palavras e imagens tanto das notícias e análises vindas de quadrantes diversos, quanto do que disse a nível oficial e oficioso o presidente Donald Trump, que num dos seus famosos tuìtes ‘chama nomes’ ao anfitrião Justin Trudeau.

G7 no Canadá: Dissensos entre Trump e aliados, sobre tratados de comércio e outros  – Uma foto, muitas imagens

A foto, obra dum profissional ao serviço do governo alemão e divulgada no Instagram da chanceler Angela Merkel, tem vindo a obter leituras díspares. Para uns, mostra a vitória do presidente da primeira potência: Trump, no centro, sentado enquanto todo o G7 o rodeia mantendo-se respeitosamente de pé.

Outros fazem a leitura inversa: o instantâneo mostra que o presidente Trump cruza os braços num amuo infantil diante da repreensão da ’professora’ Merkel.

A própria governante, tida como uma negociadora muito eficaz mas que tem tido poucos resultados com Trump, diz: "Posso dizer que mantenho uma relação aberta e direta com o presidente dos Estados Unidos".

Legendagem da Foto -

Nºs 1, 2 e 9: ao lado de Donald Trump, Jack Bolton, o seu principal conselheiro de segurança, a sublinhar que a questão das tarifas é primeiro uma questão de segurança nacional, e só depois uma questão económica, cabível a Larry Kudlow (nº9), diretor do Conselho Económico dos Estados Unidos.

Nº6: chanceler Angela Merkel: está a dominar ou a tentar convencer Trump?

Nos 4, 3 e 5. O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe entre Kazuyuki Yamazaki (nº3), o seu vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, e o diretor de gabinete Yasutoshi Nishimura.

Nos 7 e 8. O presidente francês Emmanuel Macron e a primeira-ministra inglesa Theresa May.

Fontes: BBC/Instagram referido/Arquivo: G7 no Canadá, Trump despede-se na metade – diálogo gorado sobre tratados de comércio, 09 Junho 2018

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project