INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

G7 no Canadá, Trump despede-se na metade – diálogo gorado sobre tratados de comércio 09 Junho 2018

Os membros do G7 – Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos – reuniram-se sexta e sábado em Malbaie no leste canadiano para o “diálogo sobre questões de comércio internacional”. A expectativa de um comunicado final conjunto gorou-se com as divisões sobre o tratado nuclear com o Irão, a reintegração da Rússia pedida por Trump – que deixou prematuramente a reunião.

 G7 no Canadá, Trump despede-se na metade – diálogo gorado sobre tratados de comércio

Os membros do G7 – Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos – reuniram-se, sexta e sábado em Malbaie no leste canadiano, para o “diálogo sobre questões de comércio internacional”. A expectativa de um comunicado final conjunto gorou-se com as divisões sobre o tratado nuclear com o Irão, a reintegração da Rússia pedida por Trump – que deixou prematuramente a reunião.

A reunião mostrou uma profunda divisão entre os Estados Unidos e os demais aliados do G7 sobre temas candentes: comércio global, alterações climáticas e acordo nuclear com o Irão. A frente unida franco-canadiana, Emmanuel Macron e Justin Trudeau, denunciaram o protecionismo norte-americano. As nações europeias rejeitaram ainda, a uma só voz, a sugestão feita pelo presidente dos EUA sobre a reintegração da Rússia, que foi expulsa do então G8 após a anexação da Crimeia em 2014.

Donald Trump ao fim do primeiro dia concluía que tinham dado “muitos e bons passos”, mas o anfitrião Justin Trump chamou-o à pedra sobre a ilegalidade da tarifação do alumínio e aço em até 25 por cento. A medida, que devia entrar em vigor, no passado dia 31, afeta os aliados americanos do G7, designadamente a União Europeia, o Canadá e o México.
Fontes: Le Monde/WP/BBC/DW.de/ Foto: Os líderes dos países-membros do G7 – Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, França, Japão e Itália — com Juncker, da União Europeia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project