Foi em 18 de fevereiro que o internacional ganês do FC Porto – de 2009 até 2013 — foi encontrado sem vida, aos treze dias do seu desaparecimento após o sismo que abalou a Turquia e a Síria, no dia 6, com mais de quarenta mil mortes.
Ao fim de quase duas semanas de incerteza quanto ao paradeiro do futebolista de 31 anos, o seu agente, Nana Sechere, confirmava há um mês ter estado em Hatay para receber o corpo. “É com o maior pesar que comunico a todos os que admiram Atsu que, infelizmente, o seu corpo foi encontrado esta manhã", nos escombros do seu apartamento em Hatay.
A FGA- Associação de Futebol do Gana anunciou o falecimento "confirmado após quase duas semanas de tortura emocional". Desde o dia do sismo que havia especulações de que o futebolista estaria ferido e hospitalizado. O ex-presidente John Dramani Mahama lamentou: "Foi-se a nossa esperança de o encontrarmos são e salvo... Não o quis Deus Todo-Poderoso, a quem temos de agradecer por nos ter dado Christian Atsu por 31 anos"(https://newsghana.com.gh/ghanaian-statesmen-pay-tributes-to-late-christian-atsu).
O presidente ganês Nana Akufo-Addo expressou que o futebol do Gana perdeu um dos seus melhores profissionais e embaixadores e que Atsu será lembrado com saudades.
’Jogador de talento e pessoa muito especial’
Atsu jogava pelo Hatayspor desde setembro último, transferido do Al-Raed da Arábia Saudita. Na véspera do sismo tinha marcado o golo da vitória do seu clube na Super Liga da Turquia, disputada no domingo 5.
Orgulho do Gana. Christian Atsu jogou em 65 partidas pelo Gana e em 2015 ajudou a seleção ganesa a chegar à final da CAN-Copa das Nações Africanas. Juvenil em 2007, revelou-se no Feyenoord de Gomoa Fetteh fundado em 23.10.1999, como ramo do clube neerlandês homónimo e filiado entre 2004 e 2007 na primeira-divisão do GFA.
Atsu durante a sua carreira internacional, iniciada em 2009 no FC Porto, jogou em 65 partidas pelo Gana. Em 2014 esteve no Mundial do Rio. Em 2015 foi consagrado Futebolista do Ano ao ajudar a seleção ganesa a chegar à final da CAN-Copa das Nações Africanas, vencida pela Costa do Marfim nos penáltis.
Fontes: Record.pt/Porto Canal/Expresso.pt... Sport/BBC Sport/L’Équipe.fr/... Fotos: Cerimónias no Gana para a derradeira despedida do herói Atsu.