O Gana deve receber esta quarta-feira, 24, o primeiro lote de vacinas contra o covid-19, através do sistema covax.
“O Gana deve receber 600 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford fabricada pelo Instituto Serum, da Índia. Estas vacinas foram expedidas pela Unicef de Mumbai para Acra e fazem parte do primeiro lote de vacinas contra o covid-19 destinadas a vários países” mais desfavorecidos, lê-se no documento.
O Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo a aprovar a vacina contra coronavírus Pfizer/BioNTech para uso generalizado na população.
A Covax é uma iniciativa conjunta da OMS e da Aliança para o Acesso às Vacinas (GAVI) para fornecer vacinas a 20% da população de 200 países e territórios de médio e baixo rendimento, contra a Covid-19, num esforço de dar acesso e distribuir vacinas em todo o mundo.
Numa primeira fase, os trabalhadores que se encontram "na primeira linha" da luta contra o covid-19 vão ser os primeiros a serem vacinados no Gana.
O Gana regista 582 mortos e contabiliza 80.759 contágios pelo novo coronavírus, apesar de os especialistas alertarem para números superiores devido à baixa realização de testes médicos.