REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

’George Floyd morreu por falta de oxigénio’ — Perito médico derruba tese de Fentanil 10 Abril 2021

A falta de oxigénio provocada pela pressão do joelho causou a morte de George Floyd. "Mesmo a pessoa mais saudável, nessa situação, morreria inevitavelmente", garantiu o médico Martin Tobin ao ser ouvido no julgamento do Derek Chauvin. Cai assim a tese da defesa do polícia de Minneapolis, que apontava o opióide Fentanil como ’causa mortis’ de Floyd aos 46 anos em 25 de maio último.

’George Floyd morreu por falta de oxigénio’ — Perito médico derruba tese de Fentanil

A falta de oxigénio causou lesões no cérebro e fez o coração cessar de bater, testemunhou o professor da Faculdade de Medicina de Illinois, Martin Tobin, na audiência de quinta-feira, 9.

As drogas encontradas no sistema do falecido, invocadas pela defesa, não foram a causa da morte, garantiu o pneumologista e especialista de cuidados intensivos Tobin.

"Dizemos aos polícias para ficarem longe do pescoço"

Chamado para depor no tribunal, na segunda-feira, 5, Medaria Arradondo, chefe da polícia de Minneapolis, condenou a postura de Derek Chauvin que usou uma manobra não autorizada.

Segundo o superior hierárquico, a formação enfatiza sobre os cuidados a ter na região do pescoço quando o polícia tem que imobilizar um suspeito. "Chauvin violou as políticas de treinamento ao manter o joelho no pescoço de George depois que ele parou de resistir", afirmou.

O mesmo disse, na quinta-feira, o tenente Johnny Mercil, coordenador do uso da força policial. "Dizemos aos polícias para ficarem longe do pescoço o mais possível. E se tiver de usar o peso do seu corpo, que o coloque no ombro", afirmou.

Fontes: BBC/N Y Times/. Relacionado: EUA: Trump ameaça mandar tropa para controlar os protestos — É oficial a causa de morte: "Homicídio por asfixia", 02.jun.020; EUA em guerra nas ruas: Trump adia para outono cimeira G7...— Adolescente morre atingido por bala disparada de carro nos protestos contra polícia que matou Floyd", 01.jun.020.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project