SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Giovani Rodrigues homenageado hoje em várias cidades do mundo: Manifestação da Praia contou com milhares de pessoas 12 Janeiro 2020

Vigílias de homenagem ao estudante cabo-verdiano Luís Giovani, morto a 31 de dezembro em Bragança, estão marcadas para hoje em Lisboa, Bragança, Praia (Cabo Verde), Londres, Paris, Itália e no Luxemburgo. Além da manifestação nas outras ilhas, em Santiago de Cabo Verde o destaque vai para os protestos da Capital, que conheceu momento de tensão (ver peça neste jornal sobre intervenção da Polícia Nacional) e contaram com mais de um milhar de pessoas - estas, já exaltados, exigiram, junto da Embaixada de Portugal em Achada de Santo António, justiça aos supostos autores da morte do referido estudante.

Giovani Rodrigues homenageado hoje em várias cidades do mundo: Manifestação da Praia contou com milhares de pessoas

No momento do fecho desta edição, a marcha da Praia estava a chegar ao seu fim. Mas contou com uma grande moldura humana - que se estendeu, por volta das 16 horas de hoje, da frente da Embaixada de Portugal que fica na entrada da Achada de Santo António, propagando-se até perto de Chã da Areia, segundo descreveu a rádio nacional no local. Indignados, os presentes, por vezes com ânimos exaltados, exigiram justiça imediata aos supostos autores da morte de Giovani por espancamento. A cidade de Assomada foi também palco de uma outra manifestação em homenagem ao Giovani.

Já nos Mosteiros (ver foto), terra natal de Giovani, aconteceu, por volta das 11 horas deste sábado, uma manifestação, que contou com centenas de pessoas de várias zonas do mesmo concelho do Fogo. Segundo a Inforpress, partiu da localidade de Mosteiros Trás, de onde a mãe de Giovani é natural, chegando até Fajãzinha. Este é o povoado do pai e onde nasceu e residia Giovani até Outubro de 2019, altura em que viajou para Bragança para formação.

Conforme descreve a fonte referida, trajados de t-shirts brancos, alguns com fotos de Giovani, e com cartazes com dizeres como “Giovani é de Fogo”, “Giovani é de Mosteiros”, “Cabo Verde é Giovani”, “queremos justiça”, a marcha contou também com alunos da escola secundária dos Mosteiros, que percorreram a distância - mais de quatro quilómetros - em silêncio até a capela de Nossa Senhora de Fátima em Fajãzinha, onde foi celebrada uma missa, com duas paragens, uma à frente da igreja matriz na cidade de Igreja e outra à frente da residência dos familiares em Fajãzinha. A cidade de São foi acolheu igualmente uma manifestação idêntica em memória ao estudante foguense que morreu por espancamento em Bragança.

Mindelo esteve também, hoje, movimentado com centenas de pessoas. O presidente do movimento cívico Sokols, que organizou, segundo a Inforpress, a marcha silenciosa, em São Vicente, em homenagem a Luís Giovani Rodrigues, pede “mais dignidade” ao Governo de Cabo Verde. Conforme Salvador Mascarenhas, a marcha realizada na tarde deste sábado, no Mindelo, é uma forma de mostrar “indignação” pela violência, mas também uma de forma “pressionar” as autoridades, tanto cabo-verdianas como portuguesas, para “esclarecimento rápido” do caso do jovem natural da ilha do Fogo, que morreu em Bragança (Portugal) no dia 31 de Dezembro na decorrência de uma agressão que sofreu.

Na ilha de São Nicolau, meia centena de pessoas vestidas de branco saíram também às ruas de Tarrafal, numa marcha silenciosa para prestar homenagem ao estudante Luís Giovani dos Santos Rodrigues, falecido em 31 de Dezembro em Bragança, Portugal.

Sal também aderiu à iniciativa em memória de Giovani. Jovens, adultos, crianças, terceira idade saíram hoje à rua numa marcha silenciosa, formando, conforme descreve a Inforpress, uma moldura trajada de branco em homenagem a Giovani Rodrigues, alegadamente morto por espancamento, em Bragança, Portugal, em Dezembro do ano passado.

A ilha da Boa Vista acordou, por seu turno, nesta manhã de sábado, em silêncio com a marcha que arrastou centenas de pessoas, na maioria estudantes vestidos de preto e branco, que empunhavam cartazes com frases apelativas à igualdade e justiça.“Não existe razão para discriminação, somos todos iguais”, “Morte injusta, Nação ferida de morte”, lia-se nos cartazes.

Protestos e vigílias no estrangeiro

Em Portugal, os estudantes cabo-verdianos que convocaram marchas para homenagear o jovem Luís Giovani Rodrigues, que morreu a 31 de Dezembro num hospital no Porto, 10 dias após ter sido agredido em Bragança, estão também “indignados” e exigem ao Governo uma posição, segundo revela a Lusa.

“Esta marcha tem por intuito demonstrar a indignação perante a violência que vitimou o nosso colega, solidariedade e homenagem a Luís Giovani”, lê-se na mensagem que acompanha a convocatória para a vigília marcada para o Terreiro do Paço, em Lisboa, que está a ser organizada pelos Caloiros de CV, colegas do jovem, e difundida através da rede social Facebook.

Luís Giovani dos Santos Rodrigues morreu a 31 de dezembro do ano passado no hospital, após ter sofrido uma agressão perto de uma discoteca em Bragança onde estivera com amigos.

“Giovani, estudante cabo-verdiano radicado em Bragança, faleceu cedo demais. Tal como muito de nós abandonou a sua terra natal em busca de um futuro melhor”, prossegue a mensagem dos colegas.

Conforme ainda a Lusa, em Lisboa, a vigília esteve marcada para as 15:00 no Terreiro do Paço e os organizadores apelaram aos participantes para que vistam uma t-shirt branca.

Após a concentração silenciosa, foi lido um manifesto pelos organizadores do evento, seguindo-se a entoação da morna “Partida”, de B.Léza e leitura de dois poemas pelo grupo Djidiu – A Herança do Ouvido.

Os Caloiros de CV apelaram aos participantes para que, entre outros procedimentos, sejam pacíficos e não recorram à violência.

Aconteceu igualmente uma marcha para hoje em Bragança, a qual estava para terminar com uma missa celebrada pelo bispo na catedral, bem como manifestações no Porto e na Coimbra.

Conforme várias fontes, foram igualmente realizados, este sábado, eventos de homenagem ao estudante Giovani em Londres, Paris, Itália e Luxemburgo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project