REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Gosto de ti, mas quero saber porquê estás vacinada e eu não", diz enfermeira à democrata AOC — Ilhan Omar idem 23 Dezembro 2020

A vacinação da democrata Alexandria Ocasio-Cortez está a dar que falar, a suscitar indignações e debates. AOC partilhou com mais de oito milhões no Instagram o momento em que recebeu o imunizante na sexta-feira, 18.

A foto suscitou reações que decerto a congressista Alexandria Ocasio-Cortez — AOC, a mais jovem congressista investida aos 29 anos, no 116º Congresso norte-americano em 3.1.2019 — não esperava. As mais veementes vieram de pessoas que se identificaram como enfermeiros, que de acordo com o regulamento estão no grupo prioritário que é o dos "idosos com mais de oitenta anos e os profissionais de saúde".

"Porque é que eu que estou treze horas e meia diárias a cuidar de doentes de Covid-19 ainda não recebi a vacina e tu sim? Porque é que os políticos têm prioridade e os meus doentes e eu ficamos para depois?"

"Isto dá a impressão de que quem nos representa, está a servir-se do povo e não a servi-lo", diz outro. "É uma bofetada para quem desde março sai de casa, deixa os seus para cuidar dos doentes do coronavírus, e se vê agora sem vacina à vista".

A vacinação da democrata Alexandria Ocasio-Cortez — AOC, a mais jovem congressista investida aos 29 anos, no 116º Congresso norte-americano em 3.1.2019 — está a dar que falar, a suscitar indignações e debates. AOC partilhou com mais de oito milhões no Instagram o momento em que recebeu o imunizante no domingo, 20.

Aparentemente, a vacina foi oferecida (por quem?, não é dito) aos políticos membros do Congresso — Câmara e Senado —, à margem do que estava regulamentado.

"É como quando uso a máscara, eu nunca ia recomendar fazer algo que eu própria não estivesse disposta a fazer", disse AOC ao sentar-se para ser vacinada.

A democrata quis possivelmente incentivar os seus 8,2 milhões de seguidores a vacinar. Motivo possível: as estatísticas que dão conta de que há muitos americanos contra a vacina (Anti-Covid: 1 em 5 cidadãos dos EUA recusa vacina, 14.ago.020).

Ilhan Omar fustiga quem furou a fila, incluindo colegas políticos

"É evidente que as vacinas não chegam para todos, que os sotocks são poucos e temos de priorizar os que mais precisam. Por isso choca-me ver prioritários ficarem para depois enquanto os membros do Congresso são vacinados primeiro", disse a democrata Ikhan Omar.

A representante do Minnesota no Congresso fustigou, assim, os governantes e colegas políticos — incluindo a colega de bancada Alexandria Ocasio-Cortez — que receberam a vacina antes do grupo prioritário dos mais idosos e profissionais de saúde.

Fontes: NYPost/outras referidas. Relacionado: Cor do candidato, da sufragista, congressista, 05.jan.019. Foto: captura do Instagram.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project