ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo anuncia para ainda este mês um avião Jetstream provisório para solucionar o problema de evacuações inter-ilhas 04 Julho 2018

O Governo anunciou, para ainda este mês, uma solução transitória para o problema do transporte de doentes entre ilhas, que passa pelo aluguer de um avião Jetstream 32 do grupo português Sevenair.

Governo anuncia para ainda este mês um avião Jetstream provisório para solucionar o problema de evacuações inter-ilhas

O anúncio foi feito hoje,04, pelo ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, em declarações aos jornalistas após a assinatura do memorando de entendimento para a evacuação médica de doentes entre o Ministério da Defesa (representado pelas Forças Armadas de Cabo Verde), o INPS e as seguradoras Garantia e Impar.

Trata-se do mesmo grupo português com o qual o Governo está a negociar uma solução definitiva, ou seja, um avião tipo Casa 212, que deverá chegar a Cabo Verde até o final deste ano, conforme prometeu o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

“Apresentamos uma solução transitória que será esse Jetstream que é uma aeronave bastante rápida e também utilizada a nível internacional para evacuações médicas, que é a nossa prioridade de momento”, precisou o governante.

Segundo o ministro da Defesa, trata-se de uma aeronave com “excelente autonomia e rapidez sobretudo”, para fazer a ligação entre ilhas e “não tem nenhuma limitação” em termos de operações nos aeroportos de Cabo Verde.

A este propósito, Luís Filipe Tavares disse ainda que o embaixador de Cabo Verde em Lisboa assinou hoje, em Portugal, com o grupo Sevenair um acordo para que o Jeststream possa estar nas próximas semanas em condições de operar e prestar um serviço de qualidade às populações das ilhas.

No memorando hoje assinado, ficou estabelecido a comparticipação de todos, do Governo, através da Guarda Costeira, do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), das seguradoras Garantia e Ímpar, que vão participar no financiamento desta operação, além do Estado através do Ministério das Finanças.

“O memorando de entendimento é exactamente para definirmos a forma como cada um vai co-participar nesta operação e depois fazermos a mesma coisa com o Ministério da Saúde”, explicou, assegurando que os evacuados pelo Ministério da Saúde também vão ser contemplados no quadro deste protocolo.

O ministro da Defesa garantiu ainda que ninguém ficará em terra e que vão assegurar o transporte de todo o cidadão que tenha necessidade de ser evacuado sanitariamente, independentemente de estar ou não inscrito no INPS.

“Vamos investir aquilo que for necessário para garantir um serviço de qualidade. Estamos há mais de seis meses a tentar resolver esse problema. Estamos com uma solução boa, vamos pô-la em prática”, disse o ministro que prefere, no entanto, não falar em custos desta operação.

A aeronave provisória estará sedeada na Cidade da Praia ao serviço da Guarda Costeira e também prestará o serviço de evacuação médica e de busca e salvamento em todo o território nacional.

Quanto à aeronave tipo Casa, que será a “solução definitiva” para o problema das evacuações em Cabo Verde, o governante adiantou que esta poderá também vir a operar nos aeródromos de Ponta do Sol, em Santo Antão, e de Esparradinha, na Brava, com a reabilitação dos dois aeródromos.

Instado se há ou não um acordo para prestação de serviços entre o Governo e a Binter escusou-se a responder, cingindo-se apenas à solução hoje anunciada.

A companhia privada Binter tem vindo a ser acusada de recusar o transporte de doentes entre ilhas, o que tem obrigado a que esse transporte seja feito, muitas vezes, por via marítima em condições consideradas precárias.

A morte, em Junho, de uma mulher grávida que foi transportada da ilha da Boa Vista para o Sal de barco por alegadamente lhe ter sido negado lugar num voo da Binter, gerou revolta entre a população que exige do Governo uma solução. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project