LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo brasileiro recorre de suspensão de nomeação na polícia federal 09 Maio 2020

A suspensão da nomeação do delegado Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal - o caso no epicentro da guerra entre o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro - foi alvo de um pedido de recurso por parte do governo.

Governo brasileiro recorre de suspensão de nomeação na polícia federal

Segundo o Euronews, o executivo brasileiro apresentou ao juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes um pedido de reconsideração sobre a suspensão, de acordo com as informações da Advocacia Geral da União (AGU), segundo informações publicadas hoje pelo jornal Folha de S.Paulo.

A AGU, órgão que representa o Governo brasileiro em ações na justiça, defendeu a indicação de Ramagem, alegando que não há quaisquer provas de que Jair Bolsonaro escolheu o delegado para ocupar o cargo com o objetivo de obter informações sobre investigações.

Ramagem e Bolsonaro foram citados em denúncias realizadas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que declarou publicamente que o Presidente brasileiro demitiu o antigo chefe da Polícia Federal Maurício Valeixo para interferir politicamente em investigações realizadas pela corporação.

Segundo a fonte referida, após ter lançado estas acusações contra Bolsonaro no final do mês de abril, Moro anunciou que iria remeter ao Presidente a sua carta de demissão.

A suspeita levantada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública alega que o chefe de Estado tentou interferir na Polícia Federal para obter informações sobre investigações em inquéritos que envolvem os seus filhos e aliados próximos.

Depois das declarações de Moro, o juiz do STF aceitou um pedido do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e suspendeu a nomeação de Ramagem para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal.

A indicação foi revogada e o Governo brasileiro já escolheu e deu posse a Rolando de Souza, delegado da Polícia Federal que é apontado como uma pessoa de confiança de Ramagem, para ocupar o cargo de diretor-geral da corporação, conclui o EN.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project