INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo chinês proibe compras públicas de computadores e ‘software’ estrangeiros 10 Dezembro 2019

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e ‘software’ estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei.

Governo chinês proibe compras públicas de computadores e ‘software’ estrangeiros

Segundo o jornal Financial Times, a ordem que terá vindo do Gabinete Central do Partido Comunista Chinês, faz parte de uma campanha mais para reduzir a dependência da China de fornecedores estrangeiros no sector tecnológico, numa altura em que uma prolongada guerra comercial com os Estados Unidos tem alimentado preocupações de uma nas cadeias de fornecimento entre os dois países.
De acordo com a inforpress, a diretiva estipula que os compradores em diferentes sectores do Estado chinês ou que dependam de subsídios públicos passem a recorrer a fornecedores de tecnologia domésticos.

De se recordar que no mês passado, o regulador de comunicações dos Estados Unidos excluiu o grupo chinês Huawei de um programa federal de subsídios, alegando que a empresa representa uma ameaça à segurança nacional dos EUA. Esta acusou a Huawei de cooperar com o Governo chinês e os seus serviços de inteligência e de representar um risco para a segurança nacional dos EUA, tem ainda pressionado vários países, incluindo Portugal, a excluírem a Huawei na construção de infra-estruturas para redes móveis de quinta geração (5G).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project