ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo do Luxemburgo recebe hoje Medalha de Mérito Altruístico de Cabo Verde 07 Mar�o 2023

O Governo do Luxemburgo vai ser distinguido hoje pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, com a Medalha de Mérito Altruístico do arquipélago, pelos 30 anos de cooperação e apoio do país europeu ao desenvolvimento de Cabo Verde.

Governo do Luxemburgo recebe hoje Medalha de Mérito Altruístico de Cabo Verde

Segundo informação do Governo cabo-verdiano, a distinção, atribuída no primeiro dia da visita à Praia do ministro da Cooperação e Ação Humanitária do Luxemburgo, Franz Fayot, visa reconhecer o “inestimável contributo” daquele país “ao processo de desenvolvimento de Cabo Verde, pela promoção”, bem como o aprofundamento e diversificação das excelentes relações políticas, de cooperação e de amizade entre os dois países.

“Ao prestar esta homenagem ao Governo do Grão-Ducado do Luxemburgo pela cooperação concedida nestes últimos 30 anos, o executivo de Cabo Verde demonstra o elevado reconhecimento que o país concede a todos os que, no âmbito da sua atividade profissional ou mesmo num ato de altruísmo, tenham contribuído significativamente em prol do país e dos cidadãos cabo-verdianos”, refere-se numa nota oficial.

O Governo cabo-verdiano sublinha que os dois executivos “mantêm excelentes relações de amizade e de cooperação desde finais dos anos 80”, reguladas por vários acordos e os sucessivos Programas Indicativos de Cooperação (PIC).

O Luxemburgo tornou-se nos últimos anos num dos maiores doadores de Cabo Verde, tendo aprovado o V PIC (2021-2025) em 2020, envolvendo apoio em vários setores prioritários para o arquipélago, incluindo formação e emprego, com um financiamento total de 78 milhões de euros, mais 20 milhões de euros face ao anterior.

O ministro da Cooperação e Ação Humanitária do Luxemburgo, Franz Fayot, participa hoje, na Praia, na XXII Reunião da Comissão de Parceria Cabo Verde - Luxemburgo.

Em entrevista à agência Lusa em 2021, o encarregado de negócios da embaixada luxemburguesa na Praia, Thomas Barbancey, explicou que a relação entre os dois países começou ainda na década de 1980. Uma “relação de cooperação” que está “profundamente enraizada nas ligações humanas e na amizade entre as respetivas populações”, após a chegada dos primeiros emigrantes cabo-verdianos ao Luxemburgo.

“O respeito mútuo, tal como as semelhanças entre os nossos países, a dimensão relativamente modesta, levaram a que certos luxemburgueses visitassem o arquipélago, criando assim ligações naturais de solidariedade através de organizações não-governamentais luxemburguesas, nomeadamente em Santo Antão, de onde era originária a maioria dos cabo-verdianos residentes no Luxemburgo”, recordou.

Essa “dinâmica” acabou por evoluir e em 1993 os dois países assinaram o primeiro acordo geral de cooperação, que rapidamente passou a outro nível. Desde 2002, ambos os governos acordaram cinco PIC, com envelopes financeiros que vão crescendo.

“Creio que o historial fala por si e que o balanço apenas pode ser positivo. Desde a assinatura desse acordo, as nossas relações têm vindo a reforçar-se de forma contínua”, assumiu o diplomata.

Para a embaixada luxemburguesa, Cabo Verde tem sabido aplicar corretamente o financiamento recebido, o que se traduz num reforço dessas ligações a um nível único.

Em mais de 30 anos de cooperação com Cabo Verde, admite que é difícil apontar um projeto de referência que se destaque, embora assuma o “progresso” entretanto alcançado em Santo Antão: “No final dos anos 80, tinha indicadores de desenvolvimento humano modestos. Desde então, conheceu um progresso notável, estando atualmente acima da média em quase todos os indicadores”.

“Sem querer retirar o mérito dos santantonenses, que conseguiram fazer tanto com tão pouco, não deixo de notar com satisfação que se conseguem vislumbrar alguns dos apoios do Luxemburgo entre os sucessos da ilha, como o hospital regional, ou as escolas e liceus construídos, ou ainda a eletrificação rural que permitiu uma cobertura de quase todas as localidades”, acrescentou.
A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project