Vera Gominho falava em entrevista à Inforpress no âmbito da celebração do Dia Nacional do Pescador, que se assinala em 05 de Fevereiro, um pouco por todas as localidades piscatórias de Cabo Verde, sob o lema “Amamos o Mar”.
Conforme informou Vera Gominho, o Governo já fez a aquisição desses materiais para o kit, que será entregue até o final deste mês, destinado aos jovens tratadores de peixe que laboram neste sector no Cais de Pesca da Praia, para o tratamento e higiene do pescado.
“Neste momento estamos a aguardar a empresa que foi seleccionada para entregar esses equipamentos importados, por isso estamos a ter este atraso para a entrega desses materiais”, explicou a delegada.
Constam do kit, segundo a responsável, facas, aventais, escamadores e entre outros materiais.
De referir que esses tratadores de peixe do Cais de Pesca da Praia participaram numa acção de formação sobre “Prática profissional de corte de pescado”, com a duração de 30 horas, oferecido pelo Ministério do Mar em parceria com a Cabo Verde Ocean e a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, no ano 2021.
De notar que, este sábado, 04 de Fevereiro, a Associação dos Operadores de Pesca da Gambôa e a Associação de Pescadores e Peixeiras de Achada Grande Trás receberam 13 embarcações de pesca artesanal, no âmbito do edital número 1 para a fibragem de embarcações de pesca a nível nacional.
A oferta desses equipamentos no sector das pescas, um pouco por todo o País é uma iniciativa financiada pelo Governo de Cabo Verde através do Ministério do Mar através do Fundo Autónomo das Pescas que visa dotar o sector das pescas de meios financeiros, visando atingir o desenvolvimento sustentável deste sector a nível nacional.
A Semana com Inforpress