SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo integra IUE e o respectivo pessoal e património na Uni-CV 24 Fevereiro 2018

O Governo, reunido em Conselho de Ministros, aprovou o Decreto-lei que extingue o Instituto Universitário da Educação (IUE) e regula a integração do respectivo pessoal e património na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). A decisão foi tomada, garante o Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, após serem ouvidas todas as entidades e docentes da Uni-CV e do IUE, bem como os sindicatos. Mas até ao fecho desta edição desconhecia-se as reações dos Sindicatos, que, na semana passada, tinham pedido ao Governo para suspender a aprovação do diploma, por considerarem que algumas das suas cláusulas careciam de consenso.

Governo integra IUE e o respectivo pessoal e património na Uni-CV

O porta-voz do Conselho de Ministros disse que “foram resolvidos todos os principais pontos em discussão, nomeadamente as progressões, as transições e as aposentações, estando, neste momento, todas as condições criadas para que se faça a referida transição do IUE para a Uni-CV”.

Com esta integração, o Governo passará, segundo a mesma fonte, a ter um custo anual de 83 mil contos. Anteriormente o custo anual com a IUE era de aproximadamente 79,8 mil contos.

Fernando Elísio Freire assegurou que a integração do IUE na Faculdade do Desporto da Uni-CV vai trazer ganhos de eficiência, eficácia, de melhor gestão dos professores, dos recursos humanos e dos recursos colocados à disposição da universidade pública, reforçando o sector da educação e a qualidade do ensino superior em Cabo Verde.

Entretanto, até ao fecho desta edição desconhecia-se as reações dos Sindicatos representativos dos professores, que, na semana passada, tinham pedido ao Governo para suspender a aprovação do diploma, por considerarem que algumas das suas cláusulas careciam de consenso.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project