LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo moçambicano anuncia instalação de nova fábrica de caju em julho 05 Janeiro 2023

O Governo da província de Gaza, no sul de Moçambique, anunciou a construção de uma nova fábrica de processamento de castanha de caju em julho, cuja instalação está avaliada em um milhão de dólares (942 mil euros).

Governo moçambicano anuncia instalação de nova fábrica de caju em julho

“Há mobilização da população para o plantio do caju por forma a alimentar as nossas indústrias, visto que temos muito potencial nesta cultura”, disse Almeida Guilume, porta-voz do Conselho Executivo Provincial, citado hoje pelo diário Notícias.

A fábrica, processamento da castanha de caju, deverá ser instalada no posto administrativo de Macuácua, no distrito de Mandlakazi e, segundo o executivo de Gaza, deverá incrementar a produção da cultura na província.

Segundo o porta-voz, a unidade, de média dimensão, deverá criar 64 postos de trabalho fixos e mais outros sazonais, além de outros ganhos sociais como a melhoria das condições de abastecimento de água nas comunidades próximas e a instalação de painéis solares.

A fábrica deverá ainda explorar, numa primeira fase, cerca de 600 hectares de terra para o plantio de cajueiro, podendo recorrer também a distritos vizinhos na província de Inhambane para a aquisição de matéria-prima.

Até outubro de 2022, Moçambique exportou cerca de 150 mil toneladas de castanha de caju, segundo dados avançados, na altura, pelo vice-ministro moçambicano da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project