BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo preparaTarrafal de Santiago para receber grandes investimentos 11 Julho 2018

O Governo de Cabo Verde está a preparar o Concelho de Tarrafal de Santiago para receber mais investimentos. De acordo com o Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, estão previstos um conjunto de investimentos, nos próximos tempos, que poderão atingir os 248 mil contos. O Ministro fez esta afirmação no âmbito da visita efectuada àquele município, com vista a fazer o ponto da situação sobre as competências passadas à Câmara Municipal local, relativos a vários acordos e programas celebrados entre o Governo e os Municípios.

Governo preparaTarrafal de Santiago para receber grandes investimentos

“Como se sabe, Tarrafal tem grandes potencialidades turísticas e piscatórias e é neste sentido que estamos a fazer um conjunto de investimento nos próximos tempos, para catapultar o município para um outro patamar de desenvolvimento e crescimento”, garante através de uma nota divulgada na página oficial do Governo.

O executivo pretende ainda investir no processo de transformação do Campo de Concentração de Tarrafal em Património Imaterial da Humanidade, nas acessibilidades e na requalificação da sua orla marítima, para permitir que aquele Concelho possa de facto receber cada vez mais investimentos.

Para Fernando Elísio Freire, um aspeto essencial desta visita é demonstrar que a parceria entre o Governo e a Câmara Municipal de Tarrafal, no sentido de transferir mais recursos e mais competências, tem dado resultados, traduzindo-se em mais empregos e mais investimentos.

Neste quadro, avançou o governante, existem alguns investidores privados que já estão a fazer investimentos no Concelho, permitindo assim que a região de Santiago Norte impulsione, particularmente o município do Tarrafal, para um nível maior de desenvolvimento.

Por seu turno, o Presidente da Camara Municipal do Tarrafal, José Pedro Soares, mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos, frutos da parceria entre o Governo e o município, realçando, principalmente, à atribuição pelo Executivo do valor de 34 mil contos, no âmbito do Plano de Emergência para mitigação da seca e do mau ano agrícola.

“Com a implementação do plano foram criados, no Concelho de Tarrafal, cerca de 1.130 postos de trabalho até o último mês de Maio, foram feitas obras de arruamento, calcetamento e requalificação de povoados com as duas primeiras tranches”, sustentou, avançando que estão previstos investimentos relativos a Atividade Geradoras de Rendimento, com a atribuição da última e terceira tranche do referido valor.

Realçou, ainda, que o Plano de Emergência para a Mitigação do Mau Ano Agrícola foi cumprido na íntegra na lógica de socorrer as pessoas, de criar postos de trabalho e deixar obras feitas, estando a Câmara Municipal sem situações de dívidas.
O autarca adiantou, também, outros grandes projectos para o município, no âmbito deste relacionamento entre o Governo e a Câmara, cujas atribuições estendem-se aos fundos do Ambiente, do Turismo e de Manutenção Rodoviária.

“Os investimentos são de obras desde a Avenida Marginal até o King Fisher, caminhos vacinais em torno da Graciosa, Lagoa e Achada Lagoa, bem como a requalificação das localidades de Achada baixo, Achada Chão Bom, Miradouro em Monte Mosca, da Avenida Exterior, entre outros”, concluiu.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project