BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo anuncia que durante o mandato já resolveu pendências a 5.700 professores com um gasto de mais de 800 mil contos/ano 23 Janeiro 2021

Cinco mil e setecentos docentes em todo o arquipélago viram, nos últimos 5 anos, resolvidas as suas pendências por parte do Governo, representando um gasto de mais de 800 mil contos anuais, revelou esta quinta-feira, 21, o ministro da Educação, Amadeu Cruz.

Governo anuncia que durante o mandato já resolveu pendências a 5.700 professores com um gasto de mais de 800 mil contos/ano

“O Governo resolveu, até agora, pendências beneficiando 5.700 professores, gastando mais de 800 mil contos por ano, para responder aos impactos financeiros com relação às pendências”, sublinhou o governante, que falava à imprensa, no Porto Novo, no final de uma visita de cinco dias a Santo Antão.

O titular da pasta da Educação, nesta sua primeira visita a Santo Antão, garantiu que o seu ministério vai continuar a trabalhar, no sentido de garantir a resolução das pendências e a estabilização da carreira docente, lembrando que, na semana passada, foi publicada uma portaria através da qual o Governo contemplou 186 professores com subsídios pela não redução da carga horária, conforme escreve a Inforpress.

Amadeu Cruz avançou ainda, que esta semana foi publicada num nova portaria em que se fez a transição dos professores assistentes para docentes de ensino básico e ensino secundário de nível I, no âmbito da implementação do estatuto da carreira docente, e anunciou um pacote de investimentos no setor da educação, abrangendo várias ilhas do País.

Conforme a Inforpress, na ilha de Santo Antão, o Governo vai continuar a investir na reabilitação das escolas, tendo anunciado o lançamento, “brevemente”, de um novo liceu na Várzea (Cidade da Praia) e a reabilitação do Liceu Ludgero Lima (Mindelo).

Ainda em investimentos, Amadeu Cruz destacou o lançamento, na Boa Vista, das obras da escola no bairro de Boa Esperança e a devolução, da escola central, na ilha do Fogo, à comunidade educativa de São Filipe.
Já, na ilha da Brava, estão previstas as obras de reabilitação da escola de Nossa Senhora do Monte, segundo o ministro da Educação, que assegurou, com relação à ilha de São Nicolau, a conclusão, para breve, das obras de recuperação do liceu Baltazar Lopes da Silva, segundo a nossa fonte.

“Prevemos, ao longo dos próximos tempos investir entre o novo liceu da Várzea, a nova escola na Boa Vista e a escola em Palmeiras (Sal) acima dos 500 mil contos”, notou Amadeu Cruz, sublinhando que este montante é co-financiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, cooperação luxemburguesa, Banco Municipal e pelo Governo de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project