LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo suspende temporariamente Igreja Velha Apostólica em Moçambique 22 Outubro 2022

O Governo moçambicano suspendeu temporariamente as atividades religiosas da Igreja Velha Apostólica em Moçambique para evitar “consequências desastrosas” da crise que se instalou na sequência de confrontos entre duas alas em pleno templo.

Governo suspende temporariamente Igreja Velha Apostólica em Moçambique

“A decisão visa evitar consequências desastrosas resultantes da violência assistida nos últimos dias naquela entidade. Espera-se que durante a suspensão haja uma reestruturação e se chegue a uma solução pacífica e duradoura que permita a reabertura da igreja”, refere-se numa nota de imprensa distribuída pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos.

A querela, que chegou a levar a confrontos físicos e à intervenção da polícia em março, foi causada pela contestação ao pastor da igreja, Jaime Matlombe, por uma das fações, que acusa o religioso de adultério.

A ala que contesta Jaime Matlombe, que veio a ser afastado da liderança da congregação no início deste mês, acusou o pastor de andar armado desde que se instalou a tensão na igreja, no final do último ano, na sequência de rumores de que o religioso manteve um caso extraconjugal durante 10 anos com a sua empregada doméstica, uma mulher casada com um superintendente na mesma igreja.

O antigo líder da Igreja Velha Apostólica de Moçambique nega as acusações que pendem sobre ele, regozijando-se com as “obras alcançadas” durante os anos em que está à frente da congregação, principalmente a construção de locais de culto.

A Igreja Velha Apostólica de Moçambique está subordinada a uma congregação-mãe na África do Sul e é uma das mais seguidas em Moçambique.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project