ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Governo vai estabelecer com RTC e Inforpress um novo quadro de programação financeira 16 Junho 2021

O Secretário de Estado adjunto do Primeiro-ministro garantiu, esta terça-feira, 15, que o Governo vai estabelecer com a Rádio Televisão Caboverdiana (RTC) e com a Inforpress um quadro de programação financeira plurianual de investimentos em equipamentos, modernização tecnológica e qualificação dos recursos humanos.

Governo vai estabelecer com RTC e Inforpress um novo quadro de programação financeira

Lourenço Lopes firmou este compromisso no seu discurso de empossamento da nova direção da Rádio de Cabo Verde (RCV) e acrescentou que o Governo estabelecerá, também, a qualificação de financiamento de incentivos públicos com base nos respetivos planos estratégicos de desenvolvimento e do contrato de serviço público, conforme a Inforpress.

De acordo com o secretário de Estado, o Governo irá apoiar a reestruturação da Rádio e Televisão Cabo-verdiana (RTC) e da Agência Caboverdiana de Notícias (Inforpress), tendo em vista, a sua sustentabilidade económica e financeira, a sua modernização tecnológica e dos seus recursos humanos.

“Trabalharemos com os órgãos privados da comunicação social para a definição de um programa estruturado que melhore o contexto económico e financeiro em que operam”, comprometeu-se, citado pela Inforpress.

Segundo Lourenço Lopes, o Governo irá também fazer a revisão do contrato de concessão de serviço público de rádio e televisão, celebrado em 2013, aprovará uma nova Lei da Rádio e fará a revisão do Código de Publicidade.

“Esses compromissos são para cumprir”, sublinhou salientando que o executivo encetará diálogo com a classe jornalística e com os órgãos públicos e privados, “num clima de respeito, confiança, lealdade institucional, responsabilidade e de parceria, sem negligenciar a participação da sociedade civil nas soluções que contribuam para uma comunicação social próxima dos cidadãos e das comunidades, independente, rigorosa e comprometida com a verdade e o serviço público”, anuncia, segundo a nossa fonte.

Precisou ainda que estarão engajados em “aprofundar” a democracia e em “dignificar” Cabo Verde, pois, conforme disse, "é num ambiente de liberdade, de confiança nas instituições democráticas e no futuro de Cabo Verde que se assiste o ato de empossamento da nova direção da rádio, resultante de concurso público".
Por sua vez, o presidente do Conselho da Administração (PCA) da RTC, Policarpo de Carvalho, mostrou-se satisfeito com estas melhorias que irão contribuir para a qualidade dos serviços públicos anunciada pelo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro.

“Isso é prova também que o Conselho da Administração está a trabalhar, tem visão estratégica para o futuro, portanto está-se a corresponder à visão do Conselho de Administração e estamos muito satisfeitos”, realçou.

Com estes meios tecnológicos, prosseguiu Policarpo de Carvalho, a RTC poderá realizar negócios dentro do seu plano estratégico e tornar a empresa cada vez mais sustentável e melhorar cada vez mais os serviços públicos.

Salientou ainda que se reuniram com o secretário de Estado a quem mostraram a visão do Conselho de Administração, de maneira que agora, o Governo está a responder “que vai apoiar a RTC” na conclusão desse plano de negócio.

A nossa fonte escreve ainda que, o governante revelou igualmente, que irão lançar o plano de negócio e, neste sentido, foram solicitar ao Governo cerca de um milhão de euros, o valor necessário para o lançamento da nova plataforma tecnológica.
"Com esta plataforma tecnológica a RTC irá realizar um conjunto de negócios para sustentar a empresa, pelo que, frisou, um banco já disponibilizou o financiamento e aguardam apenas o aval do Governo", conclui a nossa fonte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project