INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Grécia: Autoridade anti-branqueamento de capitais apreende a ex-vice da UE terreno na ilha de Paros — Negada prisão domiciliária 22 Dezembro 2022

A eurodeputada Eva Kaili e o seu namorado, alegadamente subornados no ’Qatargate’, tinham comprado o terreno, de sete mil metros quadrados, na ilha de Paros. A medida decidida, esta quinta-feira, pelas autoridades gregas abre caminho para mais um processo criminal, agora na Grécia, caso se comprove que o casal comprou o terreno com dinheiro de atividades ilegais. No mesmo dia em Bruxelas, o tribunal negou o pedido para Eva ficar em prisão domiciliária com pulseira eletrónica.

 Grécia: Autoridade anti-branqueamento de capitais apreende a ex-vice da UE terreno na ilha de Paros  — Negada prisão domiciliária

As autoridades gregas congelaram ainda a conta bancária usada na compra pelo casal e preveem apreender bens de familiares e outras pessoas próximas da eurodeputada. O pai, Aléxandros Kailis, foi detido também no dia 09. A polícia encontrou-o, num hotel de Bruxelas, com uma mala cheia de dinheiro.

Eva Kaili e Francesco Giorgi estão detidos preventivamente em Bruxelas, acusados dos crimes de participação em organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção no âmbito das investigações a um alegado esquema de subornos no Parlamento Europeu pelo Qatar e por Marrocos.

O advogado grego da ex-eurodeputada, Michalis Dimitrakopoulos, garantiu que o terreno dm Paros foi pago com o dinheiro dos honorários e rendimentos de Kaili como membro do Parlamento Europeu.

A investigação criminal na Grécia aborda apenas os crimes que as autoridades belgas não incluíram na acusação contra a eurodeputada. Aplica-se pois o ne bis in idem: ninguém pode ser acusado ou processado duas vezes pelo mesmo crime.

Fontes: lesoir.be/AFP/Greek Reporter. Relacionado: Diplomata do Qatar avisa UE que suspeitas podem perigar acordos sobre gás, 19.dez.2022. Foto(Reuters): Gabinete de Eva no PE, em Estrasburgo, França está selado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project