ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Grupo RIU já investiu 450 ME em hotéis em Cabo Verde 02 Novembro 2022

O grupo hoteleiro RIU prevê investir 48 milhões de euros na modernização de um dos resorts que opera na ilha da Boa Vista e estima já ter investido em hotéis em Cabo Verde 450 milhões de euros.

Grupo RIU já investiu 450 ME em hotéis em Cabo Verde

A informação consta de uma resolução do conselho de ministros de 28 de outubro, consultada hoje pela Lusa, com uma adenda à convenção entre o Governo cabo-verdiano e o grupo espanhol, através da empresa Cabotel, para a modernização do RIU Karamboa, com 750 quartos e inaugurado na ilha da Boa Vista em outubro de 2008.

O RIU Karamboa, um resort de cinco estrelas, ocupa uma área total superior a 174 mil metros quadrados, junto à praia de Boca Salina e a obra prevê a remodelação dos quartos e dos seis restaurantes temáticos, além da construção de novas piscinas, entre outras intervenções, num projeto que pela dimensão envolveu a concessão de benefícios fiscais, conforme resolução governamental.

“O Governo de Cabo Verde considera o Projeto de Modernização e Remodelação do Hotel Riu Karamboa de grande valia para a promoção e desenvolvimento do mercado turístico nacional, com o consequente impacto sobre a economia nacional, bem como um grande contributo para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado no que diz respeito à produção de energia a partir de fontes renováveis, uma das grandes metas do Governo, por isso o declara de interesse excecional no quadro da sua estratégia de desenvolvimento económico-social do país, bem como na sua estratégia de implantação do Plano de transição energética”, lê-se.

Vai ainda implicar a criação de mais 50 postos de trabalho, que se juntam aos 500 atuais no RIU Karamboa, de acordo com os dados do contrato de investimento.

De acordo com a resolução de 28 de outubro, o investimento total do grupo Riu em Cabo Verde cifrou-se até 2021 em 50 mil milhões de escudos (451 milhões de euros), com a criação de 2.345 postos de trabalho e a contribuição em impostos pagos de 2010 a 2020 de quase 11.200 milhões de escudos (101 milhões de euros) e 1.200 milhões de escudos (10,8 milhões de euros) de contribuições para a segurança social no mesmo período, o que levou agora o Governo a aumentar de 50% para 60% a percentagem do direito a crédito fiscal ao investimento no Karamboa, por dedução à coleta de IRPC.

O RIU Hotels & Resorts teve origem em Maiorca, Espanha, em 1953, como um pequeno negócio da família Riu, fundadora e atual proprietária do grupo, que conta com 100 hotéis em 20 países, os quais receberam em 2020 cerca de 2,3 milhões de clientes, empregando mais de 24.400 trabalhadores.

O grupo espanhol conta, na ilha do Sal, com as unidades RIU Cabo Verde, RIU Funana e RIU Palace Santa Maria, e na ilha da Boa Vista com o RIU Karamboa, o RIU Palace Boa Vista e o RIU Touareg, somando uma oferta que ascende a 4.479 quartos, todos já com a atividade totalmente recuperada há mais de um ano, após a suspensão provocada pela pandemia de covid-19.

Aquele gigante hoteleiro espanhol – 32.º a nível mundial e terceiro em Espanha - faturou em dormidas, em todo o mundo, 826 milhões de euros em 2020, com uma oferta de cerca de 50.000 quartos e quase 100.000 camas, entre Europa, África, Ásia e América.

Cabo Verde recebeu um recorde de 819 mil turistas em 2019, setor que representa 25% do Produto Interno Bruto e do emprego no arquipélago.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project