Em declarações à Inforpress, o actor e mentor deste grupo teatral, João Pereira, também conhecido como Tikai, explicou que a ideia de apoiar a Lumiarte surgiu quando este grupo foi visitar esta instituição em Achada São Filipe e ficou a saber que a mesma enfrenta várias dificuldades, sobretudo na obtenção de matéria-prima para a produção de velas.
Por isso, continuou, ao saber desses obstáculos, mostrou a sua disponibilidade em ajudar o responsável daquela instituição, através da projecção do seu filme “Boita e Raboita des Mundo”, para angariação de fundos.
“Penso que é sempre bom ser solidário com os outros, e o projeto teatral Tikai também trabalha com esta parte de cariz social, como forma de fortalecer as instituições, associações e igrejas, que precisam de apoios”, vincou.
Avançou que toda a receita arrecadada neste evento vai ser destinada a Lumiarte, no sentido de ajudá-los um pouco a sair deste “sufoco”.
Por outro lado, João Pereira avançou que para além da angariação do fundo o evento serve para “unir as pessoas desligando um pouco das tecnologias”, que, na sua opinião, “tem distanciado muitas famílias e amigos”.
“A exibição deste filme ‘Boita e Raboita des Mundo’ vai abordar, de forma cómica, a mudança de muitos costumes que antigamente existia em Cabo Verde e que actual sociedade não tem, como, a fé, respeito ao mais velhos, justiça, e que hoje em dia há guerra entre famílias, desobediência na adolescência, entre outros costumes que já caíram em desuso”, precisou.
“Há necessidade de todos os actores da sociedade civil, nomeadamente, igreja, famílias, escolas e órgãos de poder unirem-se para o melhor comportamento numa sociedade”, ajuntou o actor.
Por seu lado, o gestor de Lumiarte-Velas de Cabo Verde, João Melo, disse que é “muito louvável e raro” hoje em dia pessoas manifestarem o gesto deste tipo, porque a maioria, devido a consequência da covid-19 e guerra, tem estado a retrair em termos de ajuda às instituições, mas que. mesmo assim, este grupo teatral Tikai, na pessoa do seu presidente, abraçou essa causa, mostrando toda a sua disponibilidade.
Lembrou, este responsável, que antigamente realizavam um evento anual denominado Teleton para angariação de fundos, mas que devido a crise não foi realizado mais.
Por isso, avançou que este evento o próximo sábado “vai alavancar esta instituição” na área de evento, e que a intenção é retomar novamente a produção de Teleton.
O evento conta com a participação de artistas nacionais como Sónia Sousa, Wilson Almeida, Cristian Mendez, Tikai, grupo de dança, Mónica Santos e Circo Enigma, a partir das 16:00, na Assembleia Nacional.
Os bilhetes vão estar disponíveis à porta do local do evento e antecipados nos locais habituais designadamente restaurante Plaza Park, posto de combustível Nuno Duarte e Esplanada ao Ponto, entre outros locais, com o custo de 500 escudos para adulto e 250 para crianças.
A Semana com Inforpress